Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47362
Title: O design de serviços como ferramenta para o estudo de contextos de ensino e aprendizagem do aluno Surdo: uma observação do curso de Letras - LIBRAS da UFRN
Authors: Andrade, Sofia de Andrade e
Advisor: Cunha, Luiza Falcão Soares
Keywords: Surdez;Inclusão;Ensino Superior;Design de Serviços
Issue Date: 14-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ANDRADE, Sofia de Andrade e. O design de serviços como ferramenta para o estudo de contextoa de ensino e aprendizagem do aluno Surdo: Uma observação do curso de Letras-LIBRAS da UFRN. 2017. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Design) - Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Nos últimos 10 anos, a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente acadêmico tem aumentado. No entanto, essas pessoas ainda têm muitos obstáculos durante sua trajetória no ensino superior. Este trabalho compreende um estudo de caso do contexto de ensino e aprendizagem da pessoa Surda no curso de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), utilizando o Design de Serviços e abordagem de Design Centrado no Humano para identificar e compreender as dificuldades e potencialidades dos alunos em questão. Ferramentas do Design Thinking voltado para o Design de Serviços foram utilizadas no processo, auxiliando na percepção de seis problemas que atrapalham no percurso do Surdo no ensino superior, gerando duas sugestões de resolução: a reorganização da sala de aula e a implantação do programa PET.
Abstract: In the last 10 years, the inclusion of people with disabilities in the academic environment has increased. However, these people still have many issues during their path in higher education. This work includes a case study of teaching and learning in the context of a Deaf person in LIBRAS Literature course of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), using the Service Design and Human-Centered Design approach to identify and understand the difficulties and potentialities of the Design Thinking tools aimed to Service Design were used in the process, helping in the perception of six problems that disturb the path of the Deaf in higher education, generating two suggestions for resolution: the reorganization of the classroom and the implementation of the PET program.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47362
Other Identifiers: 2011022547
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesignServicosFerramenta_Andrade_2017.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.