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Título: A utilização de recurso educacional em terapia nutricional: estratégia de educação permanente dos profissionais de saúde
Autor(es): Gomes, Lucinéia Penteado
Orientador: Dias, Aline de Pinho
Palavras-chave: Terapia nutricional;Educação permanente;Tecnologias de informação;Assistência hospitalar;Desnutrição hospitalar
Data do documento: 14-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GOMES, Lucinéia Penteado. A utilização de recurso educacional em terapia nutricional: estratégia de educação permanente dos profissionais de saúde. 2021. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Introdução: Um dos grandes desafios das Instituições de saúde pública é a prestação da assistência ao usuário. Muitas ferramentas são usadas para atingir eficiência, garantir a segurança do paciente e ofertar serviços de excelência. Lançar mão de ferramentas para atingir eficiência é essencial para o processo de qualidade da assistência. Objetivo: Apresentar o processo de construção e elaboração de um recurso educacional inovador, utilizando a mediação tecnológica, sobre terapia nutricional, como estratégia de educação permanente, para qualificação de enfermeiros e outros profissionais que prestam assistência à saúde em um Hospital Universitário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa na forma de investigação-ação. Este estudo foi implementado no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), no qual, foi realizada pesquisa estruturada encaminhada por meio e-mail aos enfermeiros do HU e análise da documentação disponível aos profissionais via intranet do HU. Este estudo subsidiou a estruturação do roteiro e elaboração módulo educacional. Resultados: Foi elaborado curso autoinstrucional para plataforma AVASUS. O curso tem perspectiva de duração de 30h, dividido em 5 unidades distintas. Cada unidade contempla de duas a três aulas cada, com material didático que propicia o conhecimento e aprendizagem para o cuidado ao paciente em TNE e TNP no âmbito hospitalar. Para estruturar o material foi identificado e convidados profissionais expertises no tema, no qual cada conteudista contribuiu com seu conhecimento. O curso tem como público-alvo profissionais todos os profissionais de saúde que atuam em ambiente hospitalar, especialmente enfermeiros, técnicos de enfermagem, residentes e estudantes. Conclusão: é importante compreender que a percepção dos enfermeiros no que tange o conhecimento é um processo frágil desde a formação. E isso leva ao desenvolvimento de habilidades pautado pela vivência da prática da rotina diária, e por sequência as atitudes que são tomadas pelo profissional o enfermeiro.Agregado a isso, o conhecimento está ligado a práticas da área de atuação, bem como, na formação de especialista conforme o interesse individual do profissional. Tudo este conjunto impacta diretamenteno cuidado ao paciente, pois não há uniformidade nos procedimentos e atitudes de cada enfermeiro. Eo maior desafio é elaborar um recurso inovador, mediado por tecnologia, sendo assim, fomos em buscade profissionais com expertise no assunto, para estruturar o roteiro para módulo do curso que venha a instigar a qualificação para o cuidado em terapia nutricional. Recomenda-se que para os campos de habilidade e atitude sejam fomentadas novas metodologias para o desenvolvimento da aprendizagem.
Abstract: Introduction: One of the great challenges of public health institutions is the provision of assistance to the user. Many tools are used to achieve efficiency, ensure patient safety and offer excellent services. Using tools to achieve efficiency is essential for the quality of care process. Objective: To present the process of construction and elaboration of an innovative educational resource, using technological mediation, on nutritional therapy, as a permanent education strategy, for the qualification of nurses and other professionals who provide health care in a University Hospital. Methodology: This is a qualitative-quantitative research in the form of action research. This study was implemented at the University Hospital of Santa Maria (HUSM-UFSM), in which a structured research was carried out, sent by e-mail to HU nurses and analysis of the documentation available to professionals via the HU intranet. This study supported the structuring of the script and the elaboration of the educational module. Results: A self-instructional course was developed for the AVASUS platform. The course hasa duration of 30 hours, divided into 5 distinct units. Each unit includes two to three classes each, withdidactic matter that provides knowledge and learning for patient care in TNE and PNT in the hospital environment. To structure the material, professionals with expertise in the subject were identified and invited, in which each content writer contributed their knowledge. The course targets all health professionals working in a hospital environment, especially nurses, nursing technicians, residents and students. Conclusion: it is important to understand that nurses perception of knowledge is a fragile process since training. And this leads to the development of skills guided by the experience of the practice of the daily routine, and, consequently, the attitudes that are taken by the professional, the nurse. Added to this, knowledge is linked to practices in the area of expertise, as well as in the training of specialists according to the individual interest of the professional. All this set has a direct impact on patient care, as there is no uniformity in the procedures and attitudes of each nurse. And the biggest challenge is to develop an innovative resource, mediated by technology, so we went in search of professionals with expertise in the subject, to structure the roadmap for the course module that will instigate the qualification for care in nutritional therapy. It is recommended that for the fields of skill and attitude, new methodologies for the development of learning are encouraged.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47664
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

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