Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48182
Title: Itinerários educativos: o estado da arte das produções acadêmicas sobre educação escolar na pandemia da COVID-19
Authors: Chavante, Luana Souza
Advisor: Menezes, Andrea Penteado de
Keywords: Educação escolar;Schooling;Pandemia;Pandemic;Publicações;Publications;Discussões;Discussions;Ensino remoto;Remote teaching
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CHAVANTE, Luana Souza. Itinerários educativos: o estado da arte das produções acadêmicas sobre educação escolar na pandemia da COVID-19. 2021, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: O fechamento das escolas públicas e privadas para atividades presenciais, decorrente das medidas de isolamento para o combate a pandemia da COVID-19, ganhou destaque a partir da implementação da solução temporária para continuidade do processo de escolarização: o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse cenário atípico, o presente trabalho pretende investigar como está sendo pensada a educação escolar, com foco na área de atuação do(a) pedagogo(a) no nível da educação básica. Para prosseguir com a pesquisa, foram levantadas as publicações acadêmicas nas plataformas CAPES e SCIELO, no período de 1º de março de 2020 a 09 de fevereiro de 2021, excluindo artigos sobre ensino médio, educação profissionalizante e sobre outras áreas como as ciências da saúde. Foram encontrados 27 artigos acadêmicos que são discutidos neste estudo, por meio de breve sinopse, repertório teórico utilizado, contribuições, encaminhamentos e comentários. A respeito da fundamentação teórica, alguns autores e obras aparecem de maneira recorrente em diversas publicações. Por fim, conclui-se que os resultados apontam para discussões que percorrem, com ênfase, os assuntos currículo, filosofia, formação docente e pedagogia crítica e humanista.
Abstract: The closure of public and private schools for face-to-face activities, due to the isolation measures to combat the pandemic of COVID-19, gained prominence from the implementation of the temporary solution to continue the schooling process: Emergency Remote Education (ERE). In this atypical scenario, the present work intends to investigate how school education is being thought, focusing on the area of ​​performance of the pedagogue at the level of basic education. To continue with the research, academic publications on the CAPES and SCIELO platforms were surveyed, from March 1, 2020 to February 9, 2021, excluding articles on high school, professional education and on other areas such as health sciences. 27 academic articles were found that are discussed in this study, through a brief synopsis, theoretical repertoire used, contributions, referrals and comments. Regarding the theoretical foundation, some authors and works appear in a recurring manner in several publications. Finally, it is concluded that the results point to discussions that cover, with emphasis, the subjects curriculum, philosophy, teacher training and critical and humanistic pedagogy.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48182
Other Identifiers: 2014053476
Appears in Collections:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTADO DA ARTE - LUANA CHAVANTE (1).pdf314,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.