Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48188
Título: | “Lembre de mim”: Uma análise sobre a memória e o esquecimento no filme “Viva, a vida é uma festa” |
Autor(es): | Borba, Clara Maria de Medeiros |
Orientador: | Soares Junior, Azemar dos Santos |
Palavras-chave: | Viva, a vida é uma festa;Memória;Esquecimento;Tradição |
Data do documento: | 29-Abr-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | BORBA, Clara Maria de Medeiros."Lembre de mim": uma análise sobre a memória e o esquecimento no filme "Viva, a vida é uma festa". 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo, tem por objetivo analisar as categorias memória e esquecimento a partir da produção fílmica “Viva, a vida é uma festa” (2017). Uma trama vivida no México e que retrata a comemoração do dia dos mortos da família Rivera. A produção avalia o enredo cercado de fortes emoções, tradições, memórias, morte e esquecimento, que gira em torno da história de vida do jovem Miguel, menino que tem seu desejo de transforma-se em músico, reprimido pelo anseio dos mais velhos da família em apagar o sujeito que abandonou a família, da memórias de todos os parentes. Para tanto, dialogamos com as categorias de memória a partir de Joel Candau (2013) e de tradição a partir de Eric Hobsbawn (1997). Metodologicamente, construímos uma narrativa a partir da produção fílmica na tentativa de analisar os discursos produzidos sobre a memória e o esquecimento ao longo do filme. Nesse sentido, a produção fílmica “Viva, a vida é uma festa” é abordado no texto como um documento histórico, capaz de ser analisado e interpretado para a escrita de uma história sobre uma dada tradição: a festa dos mortos para o mexicanos. Conclui-se que a memória e esquecimento fazem parte de uma tradição inventada historicamente pela sociedade que selecionam os fatos que devem ser preservados e os que devem ser banidos. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48188 |
Outros identificadores: | 20155136372 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Clara Borba pronto publicar.pdf | 753,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons