Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48226
Título: Custos Obstétricos: estudo de caso de um hospital da região do Seridó - RN
Autor(es): Santos, Nayara Medeiros Dos
Orientador: Barbosa, Mayara Bezerra
Palavras-chave: Apuração de custos;Parto Normal;Parto Cesárea;Custos hospitalares;Sistema Único de Saúde (Brasil);Gestão de Custos em Saúde;Hospital do Seridó - Caicó (RN)
Data do documento: 18-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Nayara Medeiros dos. Custos Obstétricos: estudo de caso de um hospital da região do Seridó - RN. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.
Resumo: O SUS remunera os hospitais com base numa tabela de preços fixos para cada procedimento, tendo as organizações hospitalares necessidade de fazerem uma boa gestão dos custos dos procedimentos que realizam, dentre esses os serviços obstetrícios. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é mensurar os custos envolvidos nos procedimentos obstétricos realizados no Hospital do Seridó. Este estudo justifica-se pela necessidade de conhecimento dos custos incorridos nos serviços públicos e pela urgência em melhorar o gerenciamento. Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso no hospital, com análise qualitativa dos dados. Constatou-se que, o setor obstétrico não tem o controle de custos dos procedimentos realizados. Mensuraram-se os custos totais do procedimento cesariano e parto normal baseado nos custos diretos e indiretos, referente ao ano de 2021. Por meio dos resultados encontrados, concluiu-se que o parto normal um menor custo de operacionalização e o valor repassado pelo SUS é insuficiente para cobertura de ambos tipos de partos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48226
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CustosObstetricos_Santos_2022.pdf884,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons