Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCruz, Adriano Charles da Silva-
dc.contributor.authorDamasceno, Maria Valquiria Salviano-
dc.date.accessioned2022-07-11T22:25:51Z-
dc.date.available2022-07-11T22:25:51Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Maria Valquiria Salviano. Comunicação, endomarketing e política ambiental: diagnóstico em uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2022. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48445-
dc.description.abstractPublic and private institutions have been seeking the best way to minimize environmental problems. This work aims to diagnose how the communication of the Environmental Policy of the laboratory of Food Analysis and Biochemistry of the Faculty of Health Sciences of Trairi (FACISA) and its applicability based on ISO 14001 and 14063. And as specific objectives: to analyze how the laboratory's Environmental Policy is disseminated; to identify the role of environmental communication in the dissemination of the laboratory's Environmental Policy; to suggest measures to improve the communication of the laboratory's Environmental Policy. As a final product, it is intended to deliver a booklet with guidelines for improving the communication of the Environmental Policy. The present research is a case study, of a descriptive and qualitative nature, and will use the inductive method. The research was conducted with 1 server, a laboratory technician, and questionnaires were sent to a total of 78 (seventy-eight) students of the Nutrition course who used the laboratory in the first and second semester of 2021, period in which the practical activities of Facisa took place. However, answers were obtained from 20 (twenty) users. The chosen instrument was the questionnaire, which was structured by mostly closed questions and was applied online, being sent to the e-mail address of the respondents. For evaluation and validation, a pre-test was applied to identify possible flaws and avoid doubts to the respondents when answering the collection instrument.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleComunicação, endomarketing e política ambiental: diagnóstico em uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISpt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-2085-302Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3052471951752715pt_BR
dc.contributor.referees1Nobre, Luiz Fernando Dal Pian-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1302903508054167pt_BR
dc.contributor.referees2Dantas, Juliana Bulhões Alberto-
dc.description.resumoAs instituições públicas e privadas vêm buscando a melhor forma de minimizar os problemas ambientais. Este trabalho tem como objetivo de estudo diagnosticar como acontece a Política Ambiental do laboratório de Análise e Bioquímica de Alimentos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) e sua aplicabilidade com base nas normas ISO 14001 e 14063. E como objetivos específicos: analisar como é feita a divulgação da Política Ambiental do laboratório; identificar o papel da comunicação ambiental na divulgação da Política Ambiental do laboratório; sugerir medidas que aprimorem a comunicação da Política Ambiental do laboratório. Como produto final, pretende-se entregar um guia com orientações para a melhoria da comunicação da Política Ambiental. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso, é do tipo descritiva, de natureza qualitativa e utilizará do método indutivo. A pesquisa foi realizada com 1 servidor, técnico do laboratório e foram enviados questionários para um total de 78 (setenta e oito) discentes do curso de Nutrição que utilizaram o laboratório no primeiro e segundo semestre de 2021, período em que ocorreram as atividades práticas da FACISA. No entanto, obteve-se respostas de 20 (vinte) usuários. O instrumento de coleta escolhido foi o questionário, este foi estruturado por perguntas em sua maioria fechadas e foi aplicado de forma online, sendo enviado para o endereço eletrônico dos respondentes. Para avaliação e validação foi aplicado um pré-teste para identificar possíveis falhas e evitar dúvidas aos respondentes no momento de responder o instrumento de coleta.pt_BR
Appears in Collections:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
Comunicacaoendomarketingpolitica_Damasceno_2022.pdf10,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.