Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48517
Título: Efeitos da Crioimersão na potência muscular de praticantes de CrossFit: um ensaio clínico controlado e randomizado.
Autor(es): Freitas, Jarian Rodrigues Pereira de
Orientador: Vieira, Wouber Hérickson de Brito
Palavras-chave: crioerapia;crossfit;crioimerssão;potência
Data do documento: 7-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FREITAS, Jarian Rodrigues Pereira de. Efeitos da Crioimersão na potência muscular de praticantes de CrossFit: um ensaio clínico controlado e randomizado. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia), Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Introdução: O CrossFit® (CF) é uma modalidade esportiva que exige grandes esforços musculares, podendo gerar prejuízos no desempenho dos praticantes. A Crioimersão (CI) é um recurso bastante utilizado na recuperação esportiva, porém seus efeitos na potência muscular ainda são controversos. Objetivo: analisar os efeitos da crioimersão na potência muscular pós protocolo de dano em praticantes de CrossFit®. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico, randomizado e controlado, no qual 20 praticantes de CF foram aleatoriamente divididos, após protocolo de dano muscular, em 2 grupos (Crioimersão= gCI e Controle= gC). A potência muscular de extensores de joelho foi avaliada pelo dinamômetro isocinético. Os voluntários foram avaliados antes e imediatamente após exercício, pós-intervenção, 24h e 48h pós exercício. Os dados foram expressos por meio de média e desvio padrão, analisados no SPSS 22.0. Foi considerado um nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Resultados: O desempenho da potência dos extensores do joelho diminuiu após exercício em ambos os grupos (p < 0,05), com declínio de até 25%. Porém, não houve diferença estatística entre os grupos. Apesar disso, o gCI apresentou uma tendência a recuperar mais rapidamente o desempenho da potência muscular. Conclusão: A crioimersão não demonstrou efetividade na recuperação da potência da musculatura extensora de joelhos pós protocolo de dano em praticantes de CrossFit®.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48517
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitosdaCrioimersão_Freitas_2022.pdf562,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons