Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48688
Título: O trabalho produtivo na mercadoria audiência dos sites de redes sociais: uma revisão crítica
Título(s) alternativo(s): Productive labor and the audience commodity on social networking sites: a critical review
Autor(es): Silva, Felipe Rocha Vale Ferreira da
Orientador: Aires, Janaine Sibelle Freires Aires
Palavras-chave: Sites de redes sociais;Economia política da internet;Capitalismo;Monografia;Internet;Luta de classes
Data do documento: 19-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Felipe Rocha Vale Ferreira da. O trabalho produtivo na mercadoria audiência dos sites de redes sociais: uma revisão crítica. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Comunicação Social - Audiovisual), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Nos anos 1970, Dallas Smythe cunhou o conceito de mercadoria audiência como parte de sua crítica da economia política dos meios de comunicação de massa. Criticado por sua posição acerca do trabalho, o texto manteve-se como um clássico da economia política da comunicação. Hoje, o conceito retorna para o centro do debate frente às mudanças operadas pela Internet e os sites de redes sociais. No cerne do debate, encontra-se a reflexão acerca do valor e do trabalho produtivo. Este trabalho engaja-se criticamente com a literatura recente acerca do trabalho produtivo nos sites de redes sociais, buscando a caracterização mais apropriada segundo a compreensão marxista do modo de produção capitalista. Contra Fuchs, Smythe, Jhally e Livant, argumenta-se que a audiência não realiza trabalho produtivo. Contra Caraway, Rigi e Prey, argumenta-se que não é possível caracterizar os sites de redes sociais como capital fictício. Conclui-se, com César Bolaño e Eloy S. Vieira, que o valor da mercadoria audiência advém dos trabalhadores formalmente subsumidos ao capital e que seu gasto, para a produção em geral, constitui uma despesa de circulação produtiva, segundo a teoria marxiana do valor.
Abstract: In the 1970s, Dallas Smythe coined the concept of audience commodity as a part of his critique of the political economy of the means of mass communication. Criticized for his position on labor, the text remained as a classic of the political economy of communication. Today, the concept returns to the center of the debate facing the changes made by the Internet and social networking sites. At the core of the debate we find reflections upon value and productive labor. This work engages critically with the recent literature about productive labor on social networking sites, searching for the most appropriate characterization according to the marxist comprehension of the capitalist mode of production. Contra Fuchs, Smythe, Jhally and Livant, it is argued that the audience does not perform productive labor. Contra Caraway, Rigi and Prey, it is argued that it is not possible to characterize social networking sites as fictitious capital. It is concluded, with César Bolaño and Eloy S. Vieira, that the value of the audience commodity comes from the workers formally subsumed under capital and that this expenditure, for production in general, constitutes a productive cost of circulation, according to the Marxian theory of value.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48688
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Comunicação Social - Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrabalhoProdutivonaMercadoriaAudiencia_Silva_2022.pdf457,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.