Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48803
Título: Abordagem para o problema de gas lift com quantidade de petróleo pré-planejada utilizando meta-heurísticas
Autor(es): Santos, Giovanne da Silva
Orientador: Maia, Sílvia Maria Diniz Monteiro
Palavras-chave: Gas lift;Colônia de Formiga;GRASP;Path-relinking;Enxame de partícula;Petróleo;Ant Colony;Particle Swarm;Oil
Data do documento: 22-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: Santos, Giovanneda Silva. Abordagem para o problema de gas lift com quantidade de petróleo pré-planejada utilizando meta-heurísticas. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Ciência da Computação), Departamento de Informática e Matemática Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Na produção de petróleo, quando a pressão do reservatório é baixa e a elevação natural não ocorre ou quando a vazão do poço está aquém do que poderia produzir, técnicas de elevação artificial são necessárias. Gas-lift é um método de elevação artificial amplamente utilizado, que consiste na injeção de uma certa quantidade de gás nos poços como agente facilitador do deslocamento dos fluidos para a superfície. Em adição, o gás injetado em excesso caracteriza desperdício, tendo consequências econômicas negativas. Além disso, o gás disponível pode ser insuficiente. Sendo assim, identificar a quantidade de gás que deve ser aplicada em cada poço é um problema de otimização para o gas lift. Nesse problema de otimização têm-se dois cenários: (i) maximizar a produção de petróleo dada uma quantidade de gás disponível; e (ii) minimizar a quantidade de gás injetado dada uma produção de petróleo pré-planejada. Diversos trabalhos na literatura abordam o primeiro cenário, por exemplo do Buitrago e do Zerafat. Apenas um trabalho encontrado na literatura lida com o segundo cenário, a saber, o artigo de Namdar, no qual uma meta- heurística baseada no ciclo da água é empregada. Neste trabalho, aborda-se a aplicação de meta-heurísticas para a resolução do segundo cenário já mencionado. As instâncias utilizadas foram extraídas da literatura e apresentam 6 poços de petróleo e 56 poços de petróleo. Dentre as abordagens implementadas estão algoritmos meta-heurísticos como enxame de partícula, colônia de formiga e GRASP com Path-relinking.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48803
Aparece nas coleções:CCET - TCC - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AborgadensParaOGásLift_Santos_2022.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons