Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48806
Title: Fatores que afetam a intenção empreendedora feminina no meio rural
Authors: Silva, Fabrício Jordão da Trindade
Advisor: Nunes, Shirlle Kátia da Silva
Keywords: Empreendedorismo rural;Rural entrepreneurship;Intenção empreendedora feminina;Tenente Laurentino Cruz;Female entrepreneurial intent
Issue Date: 15-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Fabrício Jordão da Trindade. Fatores que afetam a intenção empreendedora feminina no meio rural. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica), Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, 2022.
Portuguese Abstract: O empreendedorismo tem grande destaque na sociedade atual, tornando-se importante estudá-lo a si e às suas diferentes formas, assim como os meios para acessa-lo. O empreendedorismo no meio rural vem ganhando destaque no meio acadêmico por seu potencial de combate à pobreza nos países em desenvolvimento e por oferecer diversas maneiras de se empreender, destacando-se o empreendedorismo feminino como instrumento de empoderamento no meio rural. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo, investigar os fatores capazes de afetar a intenção empreendedora feminina no meio rural, especificamente para o município de Tenente Laurentino Cruz/RN. Para tanto, propôs-se um estudo descritivo, utilizando-se do método hipotético-dedutivo, uma vez que são utilizados alguns modelos teóricos para se chegar à construção de hipóteses e assim elencar possíveis fatores que capazes de influenciar a intenção empreendedora feminina no meio rural do município. Como objeto de pesquisa, foram entrevistadas mulheres de diferentes idades, que residem tanto na zona rural e zona urbana do município de Tenente Laurentino Cruz/RN, cujo instrumento de coleta de dados contém dimensões e variáveis baseadas na Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 2002), especificamente a Intenção Comportamental, Atitude, Normas Subjetivas e Controle Comportamental Percebido. Foram coletados 72 questionários, As variáveis que compõe estas dimensões foram avaliadas por meio de uma escala de cinco pontos (baseada na Escala Likert), que variou entre 0 (Discordo plenamente) a 05 (Concordo plenamente), conforme o nível de concordância com uma frase proposta para caracterizar cada variável. Os dados coletados foram analisados pelo método de estatística descritiva e análise de correlação. Resultados indicam uma avaliação muito positiva quanto à possibilidade de empreender no meio rural. Já o controle das técnicas de empreender e a influencia de terceiro interferem de forma moderada na hora de empreender.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48806
Appears in Collections:EAJ - TCC - Engenharia Agronômica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntençãoEmpreendedoraFeminina_Silva_2022.pdf1,6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons