Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48947
Título: A cultura enquanto atrativo turístico em Natal/RN: caracterização, tendências e propostas para desenvolvimento
Autor(es): Rocha, Raphael Ribeiro Américo
Orientador: Bridi, Guilherme
Palavras-chave: Turismo;Patrimônio;Investimentos;Identidade;Tourism;Patrimony;Investments;Identity
Data do documento: 14-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ROCHA, Raphael Ribeiro Américo. A cultura enquanto atrativo turístico em Natal/RN: caracterização, tendências e propostas para desenvolvimento. 2022. 33f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo central, a compreensão do cenário em que a cultura e identidade local da cidade de Natal/RN encontra-se, desenvolvendo como enfoque da pesquisa, os atrativos turísticos locais. Deste modo, iremos desenvolver como objetivos específicos a análise de investimentos no segmento cultural, propostos para estimular, estruturar e promover estes atrativos culturais a partir da visão dos agentes turísticos locais, além da produção de levantamentos das potencialidades locais. A metodologia empregada foi o método de estudo de caso com abordagem qualitativa. A partir disso, a pesquisa ocorreu por meio de análise dos documentos públicos, e entrevista com gestores responsáveis e atores turísticos locais, sendo realizada entre os meses de Maio e Junho de 2022. Os resultados indicam uma negligência de investimentos voltados para o setor cultural da cidade, quando postos em comparativo com o segmento de sol e mar. Contudo, quando tratamos do produto turístico e da integração destes setores, percebe-se uma potencialidade mercadológica a ser explorada, criando assim, possibilidades de aproveitamento do setor turístico presente na cidade, e inclusão no cenário cultural de roteirização nacional, aumentando a capacitação de recursos e demanda para economia local.
Abstract: The present work has as its central objective, the understanding of the scenario in which the culture and local identity of the city of Natal/RN is, developing as a research focus, the local tourist attractions. In this way, we will develop as specific objectives the analysis of investments in the cultural segment, proposed to stimulate, structure and promote these cultural attractions from the point of view of local tourist agents, in addition to the production of surveys of local potential. The methodology used was the case study method with a qualitative approach. From this, the research took place through the analysis of public documents, and interview with responsible managers and local tourist actors, being carried out between the months of May and June 2022. The results indicate a neglect of investments aimed at the cultural sector of the region. city, when compared with the sun and sea segment. However, when we deal with the tourist product and the integration of these sectors, we can see a market potential to be explored, thus creating possibilities for taking advantage of the tourist sector present in the city, and inclusion in the cultural scenario of national routing, increasing the training of resources. and demand for the local economy.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48947
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACULTURAENQUANTOATRATIVO_ROCHA_2022 (1).pdf
Acesso restrito até 2027-07-14
5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons