Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48951
Título: Brasil, quem te inventou?: decolonialidade no processo de criação de design de exposições
Título(s) alternativo(s): Brazil, who invented you?: decoloniality in the process of creating exhibition design
Autor(es): Carvalho, Arthur
Orientador: Romani, Elizabeth
Palavras-chave: Decolonialidade;Exposição;Design;Museu Câmara Cascudo
Data do documento: 27-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CARVALHO, Arthur. Brasil, quem te inventou?: decolonialidade no processo de criação de design de exposições. Orientador: Elizabeth Romani. 2022. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Nesta pesquisa elaborou-se concepção museológica da exposição “Brasil, quem te inventou?”, por meio de curadoria coletiva e acessível. Valeu-se de uma equipe multidisciplinar para pensar o discurso da exposição ou qualquer outra atividade que envolva o processo de realização do objeto deste trabalho. Desenvolveu-se o projeto em parceria com o Museu Câmara Cascudo (MCC-UFRN), que será sede da exposição e integrará com seus profissionais, técnicos e acervo, o universo da criação da exposição. Englobou-se também as obras da série “Desencobrir” do artista potiguar Arthur Carvalho, que explora o discurso da Decoloniali- dade. Objetivou-se, com esta pesquisa, apresentar decolonialidade, bem como a colonia- lidade e suas consequências para o ato de projetar, além de iniciar o desenvolvimento do design da exposição objeto desta investigação, documentando o seu processo de concepção. Associa-se BONSIEPE (1982) e CURY (2006) para compor macro estrutura metodológica e as ferramentas de PHILIPS (2015), LUPTON (2014), STICKDORN e SCHNEIDER (2014), MARTIN e HANINGTON (2012) e ARAÚJO (2017). Resultou-se desta pesquisa a narrativa expográfica da “Brasil, quem te inventou?”, além da criação de um projeto de extensão junto ao MCC-UFRN para executar o projeto expositivo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48951
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrasilquemteInventou_Carvalho_2022.pdf17,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.