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Title: Aplicação do custo-meta num empreendimento do setor de beleza e estética
Authors: Silva, Jéssica Maria da
Advisor: Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de
Keywords: Custo-meta;Empreendedorismo;Lucratividade;Target cost;Entrepreneurship;Profitability
Issue Date: 26-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Jéssica Maria da. Aplicação do custo-meta num empreendimento do setor de beleza e estética. 2022. 20f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: O custo-meta, tratado de forma comercial, ganha mais força ao manter o preço de mercado para o consumidor final e oportunizar o empreendedor a maximizar seus lucros. Relacionando materiais diretos e indiretos, negociações com fornecedores e foco nos resultados, o custo-meta é um aliado forte para o empreendedor que busca de fato compreender as demandas do seu público, para poder trabalhar de forma assertiva na oferta de seu produto ou serviço. O estudo aborda a adesão ao custeio meta como estratégia de planejamento de custos muito mais voltada às necessidades do mercado que, por sua vez, tem definido os preços dos produtos, em meio ao cenário competitivo atual. O objetivo geral é aplicar o custo-meta em um dos serviços prestados pela empresa, visando verificar se o preço praticado garante a remuneração mínima desejada pela empreendedora. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido no empreendimento Jéssica dos Cílios, com abordagens exploratória, bibliográfica e quantitativa. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que o serviço estudado apresenta confortável margem de lucro, e que o custo real desse serviço é inferior ao custo-meta necessário para manter a lucratividade desejada.
Abstract: The target cost, treated in a commercial way, gains more strength by maintaining the market price for the final consumer and giving the entrepreneur the opportunity to maximize his profits. Relating direct and indirect materials, negotiations with suppliers and focus on results, the target cost is a strong ally for the entrepreneur who really seeks to understand the demands of his audience, in order to work assertively in the offer of his product or service. The study addresses the adherence to target costing as a cost planning strategy much more focused on the needs of the market, which, in turn, has defined the prices of products, in the midst of the current competitive scenario. The general objective is to apply the target cost in one of the services provided by the company, aiming to verify if the practiced price guarantees the minimum remuneration desired by the entrepreneur. This is a case study developed in the Jéssica dos Cílios enterprise, with exploratory, bibliographic and quantitative approaches. The results obtained in the research indicate that the service studied has a comfortable profit margin, and that the real cost of this service is lower than the target cost necessary to maintain the desired profitability.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48969
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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