Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49033
Título: Qualidade de vida dos Servidores Técnicos-Administrativos da Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer
Autor(es): Silva, Barbara Suelaine Batista da
Orientador: Oliveira, Patrícia Webber Souza de
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho;Servidores;Técnicos-Administrativos;Quality of Life at Work;Servers;Administrative technicians
Data do documento: 21-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Barbara Suelaine Batista da. Qualidade de vida dos Servidores Técnicos-Administrativos da Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. 2022. 52f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnicos-administrativos da Secretaria Estadual de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) que é uma organização base da administração estadual responsável por fazer o planejamento, a organização, direção, controle e execução dos programas e projetos destinados a implementação da política governamental nos setores de educação e cultura no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa tomou como base o modelo de avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho de Walton. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, descritiva de natureza quantitativa. Foi aplicado um questionário com 31 perguntas divididas em 9 categorias que tomou como base os oito critérios do modelo de Walton que são: compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso e desenvolvimento das capacidades, oportunidades de crescimento, integração social, constitucionalismo no trabalho, o espaço que o trabalho ocupa na vida e a relevância social da vida no trabalho. A pesquisa foi realizada com 61 servidores técnicos-administrativos presentes na organização. Para realizar a análise dos dados foi utilizada a estatística básica e feita uma análise descritiva onde se retirou a média e o desvio padrão. Os resultados apontaram que em todas as categorias os servidores estão “nem satisfeito, nem insatisfeito”. Apontou também que eles se mostram orgulhosos de pertencerem a organização e que possuem um bom relacionamento com os colegas e os chefes. A pesquisa também apontou que fatores como disponibilidade de recursos tecnológicos, salubridade e oferecimento de treinamentos causam insatisfação nesses servidores.
Abstract: The present research aims to evaluate the Quality of Life at Work (QLW) of technicaladministrative servers of the Secretaria Estadual de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) which is a base organization of the administration State responsible for planning, organizing, directing, controlling and executing programs and projects aimed at implementing government policy in the education and culture sectors in the state of Rio Grande do Norte. The research was based on Walton's Quality of Work Life assessment model. The research is characterized as a descriptive case study of a quantitative nature. A questionnaire with 31 questions divided into 9 categories was applied, based on the eight criteria of the Walton model, which are: fair and adequate compensation, working conditions, use and development of capacities, opportunities for growth, social integration, constitutionalism at work. the space that work occupies in life and the social relevance of life at work. The survey was carried out with 61 technical-administrative employees present in the organization. To perform the data analysis, basic statistics were used and a descriptive analysis was performed, where the mean and standard deviation were removed. The results showed that in all categories the servers are “neither satisfied nor dissatisfied”. He also pointed out that they are proud to belong to the organization and that they have a good relationship with colleagues and bosses. The survey also pointed out that factors such as availability of technological resources, healthiness and the provision of training cause dissatisfaction in these servers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49033
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QualidadedeVidanoTrabalho_Suelaine_2022.pdf684,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons