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Título: Análise processual: projeto de intervenção das atividades dos departamentos vinculados aos centros acadêmicos da UFRN
Autor(es): Fonseca, Alysson Diniz
Orientador: Sano, Hironobu
Palavras-chave: Gestão pública;Processos eletrônicos;Departamentos acadêmicos
Data do documento: 31-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FONSECA, Alysson Diniz. Análise processual: projeto de intervenção das atividades dos departamentos vinculados aos centros acadêmicos da UFRN. 2022. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: A Reforma do Estado Nacional a partir de meados dos anos 1990 temdemandadonovos modelos de gestão que buscam implementar a modernização dagestãopública nacional, com foco no melhoramento do serviço prestado e, nessecontexto, as instituições públicas estão buscando acompanhar a necessidade do usuário. Nosúltimos anos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fortaleceuosseus meios digitais proporcionando uma melhoria na qualidade do serviçoprestado, com a premissa de que esses esforços devem ser feitos emconjuntocomosservidores, proporcionando melhoria contínua. O presente projeto de intervençãoconsidera o diagnóstico e a análise dos trâmites processuais do DepartamentodeFundamentos e Políticas da Educação (DFPE) do Centro de EducaçãodaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (CE/UFRN), procedimentoqueidentificou que a unidade possui cerca de 22% (vinte e dois por cento) de devoluçãoem processos abertos na sua unidade. Assim, esse estudo temcomoobjetivominimizar os efeitos dessa falha, partindo do princípio da necessidade detornar oprocesso administrativo cada vez mais eficiente, eficaz e transparente. Apartir doexposto, o projeto visa esclarecer o fundamento normativo básico de cadaserviçoadministrativo que os departamentos vinculados aos Centros Acadêmicos deEnsinoproporcionam, partindo da análise dos trâmites processuais do DFPEnointuitodeorganizar de forma sucinta e didática a criação de um manual, por meiodosresultados do questionário aplicado com o auxílio do grupo focal para facilitar asoperações de servidores lotados nos departamentos que possuematividadesadministrativas semelhantes às do DFPE, que está vinculado ao CE, e nos demais7(sete) Centros Acadêmicos e suas respectivas unidades da UFRN.
Abstract: The National State Reform from the mid 1990's has demanded newmanagement models that seek to implement the modernization of the national public management, focusing on improving the service provided and, in this context, public institutionsareseeking to follow the user's need. In recent years, the Federal Universityof RioGrande do Norte (UFRN) has strengthened its digital media, improving thequalityof service, with the premise that these efforts must be made together with theservers, providing continuous improvement. The present intervention project considersthediagnosis and analysis of the procedural procedures of the Department of EducationFoundations and Policies (DFPE) of the Education Center of the Federal Universityof Rio Grande do Norte (CE/UFRN), a procedure that identified that theunit hasabout 22% (twenty-two percent) of devolution in open processes in its unit. Thus, thisstudy aims to minimize the effects of this failure, assuming the need to maketheservice increasingly efficient and effective. From the above, the project aims toclarifythe basic normative foundation of each administrative service that the departmentslinked to the Academic Teaching Centers provide, starting fromthe analysisof DFPE's procedural procedures in order to organize in a succinct and didactic waythecreation of a manual to facilitate the operations of servers located in departmentsthat have administrative activities similar to those of DFPE, which is linked to theEC, andin the other 7 (seven) Academic Centers of UFRN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49061
Aparece nas coleções:PPGGP - Mestrado em Gestão Pública

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