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Title: Comunicação com o paciente e equipe e humanização e acolhimento como competências essenciais na formação generalista em odontologia
Other Titles: Communication with the patient and staff and humanization and reception as essential skills in training generalist in dentistry
Authors: Silva, João Marcos Martins
Advisor: Noro, Luiz Roberto Augusto
Keywords: Educação em Odontologia;Clínicos Gerais;Habilidades Sociais;Comunicação;Humanização da Assistência
Issue Date: 18-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, João Marcos Martins. Comunicação com o paciente e equipe e humanização e acolhimento como competências essenciais na formação generalista em odontologia. 2022. 56f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.
Portuguese Abstract: Trabalho apresentado como pré-requisito para a obtenção do título de bacharel em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, composto por dois artigos dispostos separadamente neste documento, com posterior publicação em periódicos científicos distintos.A formação generalista em Odontologia é marcada pela necessidade de se trabalhar competências que vão além das aptidões técnicas. Nesse sentido, a valorização dos conceitos de Humanização e Acolhimento dentro da perspectiva de graduação em Odontologia está intrinsicamente relacionada à essa perspectiva de formar. Para além desses, a comunicação é extremamente necessária para a interação eficaz entre o cirurgião-dentista e os demais agentes que compõem sua prática profissional. Esse estudo objetivou entender os processos de aprendizagem necessários para o domínio da humanização e acolhimento e da comunicação com o paciente, a equipe, o usuário e a comunidade. A construção do referencial teórico se deu a partir dos seguintes questionamentos: “Quais são os objetivos de aprendizagem necessários para o domínio da competência “Comunicação com o paciente e equipe”?” e “Quais são os objetivos de aprendizagem necessários para o domínio da competência “Humanização e acolhimento”?”. Trata-se de um estudo de avaliabilidade, com a participação de avaliadores interessados no assunto, ampliando a compreensão acerca da situação-problema do estudo. A etapa de validação foi realizada por meio do consenso de Delfos com a participação de 12 experts. Foram validados, pelo consenso, sete objetivos de aprendizagem para ambas as competências, referenciados pela taxonomia do domínio cognitivo de Bloom, que representam um avanço em direção ao que vem sendo preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais. As validações dos objetivos de aprendizagem para essas habilidades representam um importante referencial teórico para a construção de novas estruturas curriculares, contribuindo com a adoção de novas metodologias de ensino. Nesse sentido, o reconhecimento do professor da área clínica na promoção de intervenções educativas que considerem os objetivos de aprendizagem validados nesse estudo, proporcionando um processo de comunicação mais competente, contribuindo para a autonomia do paciente é de fundamental importância, como também a articulação desse professor com atividades de outros cursos da área da saúde, permitindo que a comunicação seja ferramenta essencial no trabalho interprofissional e no processo de assistência ao usuário. A competência “Humanização e Acolhimento” representa um importante passo para construção de referenciais teóricos acerca de metodologias pedagógicas em maior conformidade com os avanços ocorridos através do tempo e por meio das políticas implementadas. Se levarmos em consideração todas as transformações na perspectiva do atendimento humanizado, assim como do processo de acolhimento aos usuários dos serviços de saúde, é imprescindível que o processo de formação desses passem, também, por alterações nas estruturas de ensino.
Abstract: Generalist training in Dentistry is marked by the need to work on skills that go beyond technical skills. In this sense, the appreciation of the concepts of Humanization and Reception within the perspective of graduation in dentistry is intrinsically related to this perspective of training, in addition to these, communication is extremely necessary for the effective interaction between the dentist and the other agents that make up their professional practice. This study aimed to understand the learning processes necessary for the domain of humanization and reception and communication with the patient, the team, the user and the community. The construction of the theoretical framework was based on the following questions: “What are the learning objectives necessary for mastering the competence “Communication with the patient and the team”?” and “What are the learning objectives needed to master the competence “Humanization and reception”?”. This is an evaluability study, with the participation of evaluators interested in the subject, expanding the understanding of the problem situation of the study. The validation step was carried out through the Delphi consensus with the participation of 12 experts. By consensus, seven learning objectives were validated for both competencies, referenced by Bloom's cognitive domain taxonomy, which represent an advance towards what has been advocated in the National Curriculum Guidelines. The validations of the learning objectives for these skills represent an important theoretical reference for the construction of new curricular structures, contributing to the adoption of new teaching methodologies. In this sense, the recognition of the professor in the clinical area in the promotion of educational interventions that consider the learning objectives validated in this study, providing a more competent communication process, contributing to the patient's autonomy is of fundamental importance, as is the articulation of this professor with activities from other courses in the health area, allowing communication to be an essential tool in interprofessional work and in the user assistance process. The competence “Humanization and Reception” represents an important step towards the construction of theoretical references about pedagogical methodologies in greater conformity with the advances that have taken place over time and through the implemented policies. If we take into account all the transformations in the perspective of humanized care, as well as the process of welcoming users of health services, it is essential that the process of their formation also undergo changes in teaching structures.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49093
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