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Título: O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
Autor(es): Santos, Cristiane Monteiro Dantas dos
Orientador: Martins, Selma Alas
Palavras-chave: Motivação;Aprendizagem colaborativa;Sequência didática;Ensino Médio - EJA;Produção de vídeo
Data do documento: 27-Abr-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Cristiane Monteiro Dantas dos. O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos. 2022. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: As demandas do mundo contemporâneo nos impelem inevitavelmente para o uso das diversas tecnologias no ambiente escolar. Nessa perspectiva, ao inserirmos as TDIC em nossa prática docente, poderemos não só potencializar o ensino-aprendizagem, como também fazer com que os aprendizes tenham mais motivação e interesse pelas aulas. Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver uma atividade colaborativa entre professora e alunos, visando motivá-los a aprender espanhol. Nessa direção, resolvemos investigar de que maneira os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) percebem o uso da tecnologia nas aulas de espanhol; propor, sob a mediação de sequência didática, a produção de vídeo como ferramenta para promover a aprendizagem da língua; bem como avaliar se o produto realizado pelos discentes incidiu no aumento da motivação e no interesse pela aprendizagem. Os fundamentos teóricos que norteiam esta pesquisa tiveram como base, notadamente, os trabalhos desenvolvidos por Moran (1995); Freire (1996); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Lima (2008); Valente (2012); Barrére (2014); Leffa (2016); Bacich e Moran (2017). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como pesquisa-ação. Ademais, possui um viés bibliográfico, uma vez que recorre a materiais já publicados, e embasa a proposta interventiva aplicada aos aprendizes da 1ª série EJA do ensino médio da rede pública de Natal. Como instrumentos de coleta de dados para esta pesquisa, utilizamos dois questionários e uma roda de conversa, que foram analisados de acordo com a técnica Análise de Conteúdo, tomando como base também o aporte teórico adotado. Os resultados apontam que a atividade de produção audiovisual realizada pelos estudantes promoveu o engajamento e a motivação para aprender a língua espanhola e deu oportunidade para ser o principal ator de seu processo de aprendizagem. A dissertação gerou um produto educacional, que se configurou como uma sequência didática.
Abstract: The demands of the contemporary world inevitably impel us to the use of various technologies in the school environment. In this perspective, by inserting TDIC in our teaching practice, we can not only enhance teaching-learning, but also make apprentices more motivated and interested in classes. This research aimed to develop a collaborative activity between teachers and students in order to motivate them to learn Spanish. In this direction, we decided to investigate how students of Youth and Adult Education (EJA) perceive the use of technology in Spanish classes; propose, under the mediation of didactic sequence, the production of video as a tool to promote language learning; as well as assess whether the product performed by the students focused on increasing motivation and interest in learning. The theoretical foundations that guide this research were based, notably, on the works developed by Moran (1995); Freire (1996); Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004); Lima (2008); Valente (2012); Barrére (2014); Leffa (2016); Bacich and Moran (2017). The methodology used is qualitative in nature and is characterized as action research. In addition, it has a bibliographic bias, since it uses materials already published, and supports the intervention proposal applied to the apprentices of the 1st grade EJA high school in the public Christmas network. As data collection instruments for this research, we used two questionnaires and a conversation wheel, which were analyzed according to the Content Analysis technique, based also on the theoretical input adopted. The results indicate that the audiovisual production activity carried out by the students promoted the engagement and motivation to learn the Spanish language and gave opportunity to be the main actor of their learning process. The dissertation generated an educational product, which was configured as a didactic sequence.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49132
Aparece nas coleções:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

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