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Título: Formação, subjetividade e criatividade: elementos para a construção de uma escola inclusiva
Autor(es): Vieira, Francileide Batista de Almeida
Orientador: Martins, Lúcia de Araújo Ramos
Palavras-chave: formação;educação inclusiva;criatividade;subjetividade
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VIEIRA, Francileide Batista de Almeida. Formação, subjetividade e criatividade: elementos para a construção de uma escola inclusiva. 2012. 243f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender de que modo um processo de formação pode contribuir para a expressão criativa de profissionais da educação, visando à efetivação da educação inclusiva. Para isso respaldou-se na Teoria da Subjetividade, elaborada em uma perspectiva histórico-cultural por González Rey, bem como no conceito de criatividade, desenvolvido por Mitjáns Martínez, dialogando com outros autores que discutem sobre a formação de professores e a educação inclusiva. Para a concretização do trabalho, realizamos uma pesquisa- ação, como estratégia de intervenção, que se efetivou por meio de um curso de formação desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Assu-RN, envolvendo três supervisoras escolares e duas professoras, que atuam no atendimento educacional especializado e que são lotadas na Sala de Recursos Multifuncionais daquela instituição. Para a construção da informação, optamos pela Epistemologia Qualitativa, que orienta a produção do conhecimento por meio da análise construtivo-interpretativa, para a qual utilizamos instrumentos escritos e não-escritos. A análise das informações revelou que nem todas as participantes elaboraram estratégias criativas para a efetivação da educação inclusiva em decorrência de suas participações no curso de formação, embora duas delas tenham desenvolvido alternativas criativas bastante significativas. Nossas construções apontaram alguns aspectos do curso realizado que contribuíram para que tais mudanças fossem alcançadas, porém, entendemos que estes, isoladamente, não explicam porque algumas passaram a atuar de forma mais criativa e outras não. Assim, foi possível constatar que a criatividade é uma expressão da subjetividade, em suas dimensões individual e social. Identificamos que os elementos da subjetividade social da escola, em sua maioria, eram incongruentes com as práticas educacionais inclusivas e impactavam, negativamente, algumas participantes. Contudo, as duas que se expressaram mais criativamente apresentaram uma postura própria, ativa e intencional, demonstrando exercer a condição de sujeito, contrapondo-se a tais elementos e buscando superá- los. Percebemos, ainda, que os elementos subjetivos individuais também implicaram na expressão criativa e não-criativa das participantes. Com base nessas construções, entendemos que um processo de formação poderá contribuir para a expressão criativa se considerar e intervir na dimensão pessoal dos participantes, impulsionando o desenvolvimento de elementos subjetivos que a favoreçam^ bem como a assunção da condição de sujeito. Esta produção aponta reflexões e contribuições para a formação dos profissionais da educação, para os estudos da criatividade, para a educação inclusiva e para as práticas pedagógicas, dentre outros aspectos concernentes ao ato educativo escolar.
Abstract: This research aimed to understand how a process of training can contribute to the Creative expression of professional education, aiming the inclusive education. For that, it was endorsed on the Theory of Subjectivity, developed in a historical-cultural perspective by González Rey, as well as the concept of creativity developed by Mitjáns Martinez, talking with other authors who discuss teacher and inclusive education. To do this work, it was developed an action research, as a strategy intervention, which was accomplished through a training course developed in a public school, in the city of Assu-RN, with three supervisors and two teachers, who work in specialized educational Services and they are crowded in the Resource Room Multifunction of that institution. To get the information, it was opted for Qualitative Epistemology, which guides the production of knowledge through constructive- interpretative analysis. For that, it was used written and unwritten Instruments. Information analysis revealed that not all the participants have developed Creative strategies for the realization of inclusive education as a result of their participation in the training course, although two of them had developed Creative alternatives rather significant. Our researches pointed out some aspects that contributed to these changes so that they were achieved. However, we believe that these changes - by itself - do not explain why some started to act more Creative than the others. Thus, it was found that creativity is an expression of subjectivity in their individual and social dimensions. It was found that these elements of social subjectivity in school, mostly, were inconsistent with the inclusive educational practices and impacted negatively to some participants. However, the ones who had expressed themselves more Creative, they had their own posture, active and intentional exercise, showing the condition of the subject, in opposition to those elements and trying to overcome them. It was also realized that the subjective elements were also involved in the Creative and non- creative expression of the participants. Therefore, it was found that a formation process can contribute to the Creative expression if it is considered the intervention of the personal dimension of the participants, boosting the development of subjective elements that favor, as well as the condition of the subject. This production shows reflections and contributions to the training of education professionals, for studies of creativity, for inclusive education and teaching practices, among other aspects on the educational school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49155
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