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Title: ChessPy: ferramenta para detecção inteligente de peças de xadrez
Authors: Menezes, Richardson Santiago Teles de
Advisor: Peixoto, Helton Maia
Keywords: Xadrez;Aprendizado de máquina;Redes neurais convolucionais;Detecção de objetos
Issue Date: 22-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MENEZES, Richardson Santiago Teles de. ChessPy: ferramenta para detecção inteligente de peças de xadrez. 2009. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação), Departamento de Engenharia de Computação e Automação, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: O xadrez é um dos domínios mais pesquisados na história da inteligência artificial. Os programas mais poderosos são construídos com base em técnicas de pesquisa sofisticadas, adaptações específicas de domínio e funções de avaliação artesanais refinadas por especialistas humanos ao longo de várias décadas. O principal objetivo deste trabalho consiste na construção de uma plataforma robusta para detecção de posições durante jogos de xadrez, para tanto lançou-se mão de técnicas clássicas de processamento digital de imagens, bem como de algoritmos do estado-da-arte de detecção de objetos. As imagens capturadas durante um jogo do tabuleiro de xadrez são analisadas para determinar a localização de cada quadrado que compõem o tabuleiro bem como a localização de cada peça em jogo, isso então é feito para cada turno, de modo que o sistema é capaz de acompanhar o jogo em sua totalidade.
Abstract: Chess is one of the most researched domains in artificial intelligence history. The most powerful programs are based on sophisticated research techniques, domain-specific adaptations, and handcrafted assessment functions refined over decades by human experts. The main goal of this work is to create a robust platform for position detection during chess games by combining traditional digital image processing techniques with cutting-edge object detection algorithms. The images captured during a chess game are analyzed to determine the location of each square on the board as well as the location of each piece in play; this is then repeated for each turn so that the system can follow the game in its entirety.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49204
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