Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49217
Title: O Mercado Público da Redinha: interface entre cultura e turismo sob a ótica de seus comerciantes
Authors: Andrade, Amanda Nunes de
Advisor: Silva, Michel Jairo Vieira da
Keywords: Turismo;Mercado da Redinha;Turismo Gastronômico;Turismo cultural de Natal-RN;Tourism;Redinha Market;Gastronomic Tourism;Cultural Tourism in Natal-RN
Issue Date: 15-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ANDRADE, Amanda Nunes de. O Mercado Público da Redinha: interface entre cultura e turismo sob a ótica de seus comerciantes. 2022. 26f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: O uso dos mercados públicos como parte do equipamento turístico é uma tendência que pode ser cada vez mais percebida dentro dos destinos nacionais e internacionais. Na cidade de Natal - RN, o Mercado Público da Redinha se destaca por seu ao seu potencial cultural, econômico e democrático, mas que ainda assim não possui fluxo considerável de turistas. Partindo desse ponto, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar a interface entre cultura e turismo aos olhos dos comerciantes do Mercado da Redinha - Natal-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, tendo como sujeitos da pesquisa os comerciantes do Mercado Público da Redinha. A metodologia utilizada para contextualizar o mercado foi a de revisão bibliográfica. Para identificar o olhar dos comerciantes sobre o passado, presente e futuro do Mercado Público da Redinha, o método utilizado foi o das entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos demonstram a visão dos comerciantes sobre a história do mercado, apontando como principais dificuldades enfrentadas a falta de manutenção do espaço e o abandono por parte do poder público; a falta de qualificação como fator que poderá impedir o espaço de se consolidar no turismo; e a expectativa de maior participação nas tomadas de decisão sobre o futuro do mercado.
Abstract: The use of public markets as part of touristic equipment is a trend that can be increasingly perceived within national and international destinations. In the city of Natal - RN, the Public Market of Redinha (Mercado Público Da Redinha) stands out for its high cultural, economic and democratic potential, but still does not have a considerable flow of tourists. Starting from this point, the present work had as its main objective to analyze the interface between culture and tourism for the merchants of Redinha Market - Natal-RN (Mercado da Redinha). It is a qualitative research, of the descriptiveexploratory type, having as research subjects the merchants of the Public Market of Redinha. The methodology used to contextualize the market was the literature review. In order to identify the trader’s view of the past, present and future of the Public Market of Redinha, the method used was semi-structured interviews. The results obtained demonstrate the traders' view on the history of the market, pointing out as main difficulties faced the lack of space maintenance and the abandonment by the public management; the lack of qualification as a factor that could impede the space from consolidating in tourism; and also the expectation of greater participation in decisionmaking on the future of the market.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49217
Appears in Collections:CCSA - TCC - Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL AMANDA (1).pdf417,08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons