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dc.contributor.authorSánchez-Tarragó, Nancy-
dc.date.accessioned2022-09-15T16:57:37Z-
dc.date.available2022-09-15T16:57:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy. Ciência aberta e acesso aberto para o Sul: perspectivas críticas e desafios. In: MOREIRA, Luciana de Alburquerque; SOUZA, Jacqueline Aparecida de; TANUS, Gabrielle Francinne (Orgs.). Informação na Sociedade Contemporânea. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora (Selo Nyota), 2020. p. 19-38. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31021pt_BR
dc.identifier.isbn9786587264066-
dc.identifier.isbn9786587264059 (impresso)-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49348-
dc.description.abstractOver the years of development of movements for open access and open science there is also no lack of critical voices that warn of new forms of privatization of knowledge, colonialism, Eurocentrism and exclusion, linked to these movements of opening, although there are certainly successful initiatives that democratize participation in production and access to knowledge. From these critical perspectives, some questions emerge: Is it enough for knowledge to be openly available? Is the unrestricted openness of data and information necessarily good for everyone? Openness offers everyone the ability and opportunity to participate in science world? What interests defend open access and open science policies? What knowledge is forming part of the construction of open science? Therefore, this chapter aims to analyze and comment on some of these critical positions, identifying authors, research groups and institutions that use them, in order to dialogue with their arguments. Thus, it is intended to contribute to the critical literature that seeks to encourage more effective transformations in the way of building and disseminating knowledge.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRocha Gráfica e Editora (Selo Nyota)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectCiência abertapt_BR
dc.subjectOpen sciencept_BR
dc.subjectAcesso abertopt_BR
dc.subjectApen accesspt_BR
dc.subjectPerpectivas críticaspt_BR
dc.subjectCritical perpectivespt_BR
dc.subjectSul globalpt_BR
dc.subjectGlobal Southpt_BR
dc.titleCiência aberta e acesso aberto para o Sul: perspectivas críticas e desafiospt_BR
dc.title.alternativeOpen science and open access to the South: critical perspectivas and challengespt_BR
dc.typebookPartpt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-5114-6072pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos de desenvolvimento dos movimentos em prol do acesso aberto e da ciência aberta também não faltam as vozes críticas que alertam para novas formas de privatização do conhecimento, colonialismo, eurocentrismo e exclusão, atreladas a esses movimentos de abertura, embora existam, certamente, iniciativas exitosas que democratizam a participação na produção e acesso aos conhecimentos. A partir dessas perspectivas críticas emergem alguns questionamentos: É suficiente que o conhecimento esteja abertamente disponível? A abertura irrestrita de dados e informação é necessariamente boa para todos? A abertura oferece a todos a capacidade e a oportunidade de participar da ciência mundial? Que interesses defendem as políticas de acesso aberto e ciência aberta? Quais conhecimentos estão formando parte da construção da ciência aberta? Portanto, este capítulo tem como objetivo analisar e comentar algumas dessas posturas críticas, identificando autores, grupos de pesquisa e instituições que as esgrimem, para dialogar com seus argumentos. Pretende-se contribuir assim com a literatura crítica que busca incentivar transformações mais efetivas na maneira de construir e disseminar conhecimentos.pt_BR
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