Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49362
Title: | Mecânica dos fluidos: uma abordagem voltada ao ensino e aprendizagem em nível universitário |
Authors: | Araújo, Camila Pacelly Brandão de |
Keywords: | Mecânica dos fluidos;Ensino-aprendizagem;Nível superior |
Issue Date: | 19-Sep-2022 |
Citation: | ARAÚJO, Camila Pacelly Brandão de. Mecânica dos fluidos: uma abordagem voltada ao ensino e aprendizagem em nível universitário. Natal: EDUFRN, 2022. |
Portuguese Abstract: | Este livro foi concebido na premissa de fornecer ao aluno de um curso de nível superior, que necessite dos conhecimentos de Mecânica dos Fluidos, uma base sólida de conteúdos e elucidações. Por vezes, o aluno se depara com textos em linguagem que não lhe é familiar, ou que não se aproxima de sua realidade durante os seus estudos. O presente texto foi elaborado na perspectiva de contornar essas dificuldades, transportando os conteúdos dos livros para o dia a dia. No capítulo 1, é fornecida uma visão global da Mecânica dos Fluidos, apresentando conceitos iniciais e fundamentais ao desenvolvimento e ao aprofundamento das análises. O capítulo 2 se volta ao tratamento da condição estática dos fluidos, enquanto o capítulo 3 apresenta a ferramenta do Teorema de Transporte de Reynolds e o início do tratamento do escoamento de fluidos, na perspectiva integral. Já o capítulo 4 continua o desenvolvimento do escoamento de fluidos, porém, com uso da perspectiva diferencial. No capítulo 5, a ferramenta de análise dimensional é apresentada, e no capítulo 6, ela é aplicada ao escoamento viscoso de fluidos. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49362 |
ISBN: | 978-65-5569-274-7 |
Appears in Collections: | EDUFRN - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mecânica_dos_fluidos_ARAÚJO_2022.pdf | 30,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.