Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49605
Title: | Produtos Educacionais em Ciências Naturais e Matemática: temas e experiências do PPGECNM: Volume III |
Authors: | Hidalgo, Juliana (Org.) Gutierre, Liliane dos Santos (Org.) Schivani, Milton (Org.) |
Keywords: | Ciências Naturais;Matemática;Produtos Educacionais |
Issue Date: | 18-Oct-2022 |
Publisher: | EDUFRN |
Citation: | HIDALGO, Juliana; GUTIERRE, Liliane dos Santos; SCHIVANI, Milton (Org.). Produtos Educacionais em Ciências Naturais e Matemática: temas e experiências do PPGECNM: Volume III. Natal: EDUFRN, 2022. |
Portuguese Abstract: | Esta obra apresenta de maneira fundamentada uma seleta de Produtos Educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), cujas atividades tiveram início em 2002, e atualmente se constitui como um polo formativo de professores das disciplinas de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática, do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste. Através de seis capítulos, o leitor encontrará contribuições de diferentes nuances teóricas e metodológicas, todas elas já respaldadas pelo exame atento de professores das bancas examinadoras de defesa. O primeiro capítulo reflete sobre o desenvolvimento de habilidades argumentativas em alunos do ensino médio a partir de uma atividade experimental sobre o conteúdo “Metabolismo Energéticos nos Vegetais: fotossíntese e respiração” em aulas de Biologia na educação básica. Na sequência, o capítulo 2 apresenta os fundamentos de uma proposta para ensinar a ler textos de forma compreensiva nas aulas de Química. Os capítulos 3 e 4 também trazem propostas didáticas e discussões no campo do Ensino de Química. Ambos apresentam intervenções didáticas que buscam promover um ensino de química mais contextualizado, mais próximo e conectado com a realidade da maioria dos educandos. Por sua vez, o capítulo 4 discute a dificuldade que os estudantes, em sua maioria, possuem para compreender a Química orgânica e sua inúmera gama de nomenclaturas e regras, podendo levar à memorização sem aprendizado. Por fim, os capítulos 5 e 6 contemplam discussões e propostas didáticas com foco em episódios históricos. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49605 |
ISBN: | 978-65-5569-304-1 |
Appears in Collections: | EDUFRN - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Produtos Educacionais em Ciências Naturais e Matemática.pdf | 6626kb | 6,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.