Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50366
Title: Fatores que afetam o consumo de produtos derivados do açaí (Euterpe oleracea, Mart.) na região metropolitana de Natal/RN
Other Titles: Factors affecting the consumption of products derived from açaí (Euterpe oleracea, Mart.) in the metropolitan region of Natal/RN
Authors: Costa, Brendha Arianne Medeiros Nobre da
Advisor: Marques Júnior, Sérgio
Keywords: Análise mercadológica;Consumo de açaí;Agronegócio;Marketing analysis;Açaí consumption;Agribusiness
Issue Date: 12-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Brendha Arianne Medeiros Nobre da. Fatores que afetam o consumo de produtos derivados do açaí (Euterpe oleracea, Mart.) na região metropolitana de Natal/RN. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, 2022.
Portuguese Abstract: O Brasil é mundialmente conhecido por ser um país adequado para o desenvolvimento do agronegócio, possuindo terras vastas e de boa qualidade para o cultivo e com clima favorável para diversos tipos de cultura. Além de contribuir ativamente no PIB brasileiro, o consumo e distribuição do açaí vem alcançando, também, o mercado internacional. Logo, o objetivo do trabalho foi investigar a relação existente entre alguns fatores capazes de influenciar o consumo de produtos derivados do Açaí (Euterpe oleracea, Mart.) na região metropolitana de Natal/RN, visando contribuir para um melhor aproveitamento econômico do produto na região. Para tanto, empregou-se do método hipotético-dedutivo, onde foram utilizados alguns modelos teóricos para a construção de hipóteses de relacionamentos, sendo possível especificar e correlacionar os possíveis fatores capazes de influenciar o consumo de produtos derivados do Açaí. O objeto de estudo foi a região metropolitana do município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionário com o intuito de captar informações referentes aos fatores capazes de influenciar no consumo de açaí e seus produtos derivados, estruturado em escala métrica de cinco pontos, baseada no modelo Likert, onde o entrevistado foi convidado a apresentar sua opinião com relação à uma questão levantada. Resultados indicam que fatores como preço, qualidade do produto, facilidade de compra e principalmente o sabor, afetam o consumo de produtos derivados do Açaí (Euterpe oleracea, Mart.), na região metropolitana de Natal/RN. Observou-se correlação fraca entre a frequência de práticas de atividades físicas e consumo do açaí.
Abstract: Brazil is know worldwide for being an appropriate country for the development of agrobusiness, possessing vast and good quality land for cultivation and with favorable climate for various types of culture. In addition to actively contributing to the Brazilian GDP, the consumption and dristribution of açaí has also reached the international market. Therefore, the objective of this study was to investigate the relationship between some factors capable of influencing of products derived from Açaí (Euterpe oleracea, Mart.) in the municipality of Natal/RN, aiming to contribute to a better economic use of the product in the region. To this end, the hypothetical-deductive method was used, where some theoretical models were used to construct hypotheses of relationships, making it possible to specify and correlate the possible factors capable of influencing the consumption of products derived from Açaí. The object of study was the metropolitan region of Natal, capital of the state of Rio Grande do Norte. As an instrument of data collection, a questionnaire was elaborated with the purpose of capturing information regarding the factors capable of influencing the consumption of açaí and its derived products. The questionnaire was structured as a five-point metric scale, based on the Likert model, where the respondent were asked to present their opinion regarding a question. Results indicate that factors such as price, product quality, ease of purchase and especially flavor, affect the consumption of Açaí (Euterpe oleracea, Mart.) products in the metropolitan region of Natal/RN. A weak correlation was observed between the frequency of physical activity and the consumption of açaí.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50366
Appears in Collections:EAJ - TCC - Engenharia Agronômica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConsumoDerivadosAçai_Costa_2022FATORES QUE AFETAM O CONSUMO DE PRODUTOS DERIVADOS DO AÇAÍ2,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.