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dc.contributor.advisorSousa Júnior, Vicente Angelo de-
dc.contributor.authorSilva, Hellen Oliveira Lunga da-
dc.date.accessioned2022-12-26T13:37:12Z-
dc.date.available2022-12-26T13:37:12Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Hellen Oliveira Lunga da. Protótipos de sistemas comerciais em rádio definido por software para fins didáticos no curso de Engenharia de Telecomunicações. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Departamento de Engenharia de Comunicações, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50676-
dc.description.abstractThe traditional teaching methodology is still widely used in Brazilian universities, and studies point out its disadvantages. As an alternative, active learning methodologies arise, including the student in the construction of knowledge and, making learning more efficient and attractive. In the Telecommunications Engineering course at the Federal University of Rio Grande do Norte has already introduced some active learning initiatives. However, lectures and students still need help integrating courses from different semesters. This project presents a prototype of a commercial system that can be used as a didactic resource in the integrative project format for active teaching in Telecommunications Engineering. For that, we use OpenBTS and Asterisk open-source platforms. OpenBTS is a software package used to prototype a radio base station (BTS) based on the air interface of the 3GPP Release 99 standard. Asterisk acts as a telephone exchange responsible for directing calls over the OpenBTS network. Finally, the USRP N210 is the hardware to transmit and receive signaling/payload. By using software-defined radio (SDR) concepts, the prototype of a commercial cellular system can serve as an active teaching resource in the engineering course, helping to motivate and improve teaching-learning process.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMetodologia ativa de ensinopt_BR
dc.subjectSDRpt_BR
dc.subjectUSRPpt_BR
dc.subjectOpenBTSpt_BR
dc.titleProtótipos de sistemas comerciais em rádio definido por software para fins didáticos no curso de engenharia de telecomunicaçõespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Telecomunicaçõespt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4461811219580369pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6358312955522220pt_BR
dc.contributor.referees1Pinheiro, Fred Sizenando Rossiter-
dc.contributor.referees2Vasconcelos, Chisthianne de Fátima Linhares-
dc.description.resumoA metodologia tradicional de ensino ainda é muito utilizada nas universidades brasileiras e estudos apontam suas desvantagens. Como alternativa surgem as metodologias de aprendizagem ativas, em que o aluno passa a ter participação na construção do conhecimento, tornando o aprendizado mais eficiente e atrativo. No curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já existem iniciativas voltadas para aprendizagem ativa, entretanto ainda com dificuldades em integrar diferentes disciplinas do curso. Este trabalho apresenta um protótipo de sistema comercial para ser utilizado como recurso didático no formato de projeto integrador de ensino ativo em Engenharia de Telecomunicações. Para tanto, foi escolhido utilizar as plataformas de código aberto OpenBTS e Asterisk. O OpenBTS é um pacote de software usado para prototipar uma estação rádio base (BTS) baseada na interface aérea do padrão 3GPP Release 99. O Asterisk atua como central telefônica, responsável por direcionar as chamadas sobre a rede do OpenBTS. E por fim, a USRP N210 é o hardware usado para transmitir e receber sinalização payload. Ao utilizar conceitos de rádio definido por software (SDR), o protótipo de um sistema comercial celular pode ser utilizado como recurso didático ativo no curso de engenharia, contribuindo para motivar e aperfeiçoar o ensino-aprendizado.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia de Comunicaçõespt_BR
Appears in Collections:CT - TCC - Engenharia de Telecomunicações

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