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Title: Gamificação de literatura no ensino de língua inglesa: uma proposta
Other Titles: Gamification of literature for English language teaching: a proposal
Authors: Oliveira, João Antonio Lima Queiroz de
Advisor: Melo Junior, Orison Marden Bandeira
Keywords: Ensino de Inglês. Ensino de Literatura. Gamificação. Plano de Aula.;English Teaching. Literature Teaching. Gamification. Class Plan.
Issue Date: 20-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, João Antonio Lima Queiroz de. Gamificação de literatura no ensino de língua inglesa: uma proposta. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: O ensino de língua inglesa evolui enquanto acompanha as mudanças nos paradigmas sociais e educacionais, e em meio a essas transformações se discute o papel da literatura como estratégia de ensino. Ao mesmo tempo, cresce a utilização da gamificação para fins educacionais devido a sua proximidade com a expansão das novas tecnologias e da indústria de jogos digitais. Nessa perspectiva, este trabalho estuda o cenário do ensino de literatura e de inglês no Brasil, assim como as estratégias oferecidas pela gamificação para o ensino de línguas e busca promover a interseção dessas áreas para responder às perguntas de pesquisa: quais características são necessárias a um jogo baseado em uma obra de literatura que busca ensinar ambos os aspectos linguísticos e estéticos do texto? Como professores podem tornar uma obra literária em um jogo para o ensino de Inglês? Para responder a essas questões foi traçado um objetivo geral: Investigar o uso de jogos e/ou atividades gamificadas baseados em obras literárias para o ensino de Inglês; e dois objetivos específicos: (i) Propor um jogo baseado em obra literária que ensine aspectos linguísticos e estéticos do texto e (ii) apresentar uma proposta de plano de aula para utilização do jogo desenvolvido. Como metodologia foram realizadas uma pesquisa exploratória acerca do tema estudado e um levantamento bibliográfico. As discussões realizadas resultaram no desenvolvimento de um jogo de cartas baseado nos poemas “Still I Rise” e “Caged Bird” de Maya Angelou através dos elementos de jogos e estratégias de gamificação identificados nos trabalhos de Toda et al. (2019) e de Huang e Soman (2013), bem como na apresentação de uma sequência didática de três planos de aula para a elaboração do jogo em sala de aula e sua subsequente aplicação com a turma.
Abstract: English language teaching advances alongside the shifting educational and societal paradigms. Among these transformations, the role of literature as a teaching strategy is still under debate. Meanwhile, the gamification of education experiences significant growth in popularity due to its proximity to the expansion of new technologies and the digital gaming industry. In this perspective, this work studies the literature and English teaching scene in Brazil, as well as the gamification strategies being used in language teaching and aims to achieve the intersection of these three areas to answer two research questions: what are the necessary characteristics for a game based on a literary work that aims to teach both linguistic and aesthetic aspects of the text? How can educators turn a literary work into a game aimed at the teaching of English? To answer these questions a general objective was proposed: to investigate the use of games or gamified activities based on literary works aimed at the teaching of English; as well as two specific objectives: (i) to propose a game based on a work of literature that teaches both linguistic and aesthetic aspect of the text; and (ii) to present a class plan that uses the game developed by this research. To develop this work an exploratory research regarding the themes studied and a bibliographic research were conducted. The discussions here presented resulted in the development of a card game based on the poems “Still I Rise” and “Caged Bird” by Maya Angelou. The game was developed through the application of the game elements and gamification strategies identified in the works of Toda et al. (2019) and Huang and Soman (2013). The results also include the presentation of a teaching sequence of three class plans that enable the development of the game in class and its following application on a group of students.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50730
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura)

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