Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51241
Título: Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
Autor(es): Freitas, Crisanto Dantas Sales de
Orientador: Lima, Tânia Maria de Araújo
Palavras-chave: Música - ensino de música - rítmica musical;Música - ensino de música - melodias folclóricas;Dalcroze;Ensino de música
Data do documento: 23-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FREITAS, Crisanto Dantas Sales de. Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos. Orientador: Tânia Maria de Araújo Lima. 2022. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar e encontrar respostas sobre o ensino de música, a partir da educação rítmica musical, baseada nos preceitos de Émile Jaques Dalcroze (1865-1950). Como trajeto, essa pesquisa tem uma parte teórica e uma parte prática: iniciou-se a partir de leituras e fichamentos, com foco na pesquisa bibliográfica, para termos o aprofundamento maior do assunto. Em um segundo passo, foi feita uma depuração dos resultados para chegarmos ao ponto culminante desse estudo, que foi a elaboração e aplicação de uma sequência de sete aulas, guiadas pelos princípios da metodologia e filosofia Dalcroziana1 . O momento seguinte dessa pesquisa foi a parte prática, que se realizou em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, situada na cidade de Santa Cruz/RN. Na oportunidade, os alunos vivenciaram atividades lúdicas com a experimentação dos preceitos da metodologia Dalcroziana, com o intuito principal de aguçar o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Artes/música. Durante as intervenções práticas em sala de aula, foram utilizadas melodias e ritmos afroameríndios de um grupo folclórico de Boi de Reis da comunidade, com a pretensão de aproximar a vivência educativa à comunidade que circunda à escola.
Abstract: This research seeks to analyze and find answers upon the music teaching from the musical and rhythm education based on the precepts of Émile Jacques-Dalcroze (1865-1950). The plan of this research is divided into a theoretical part and a practical part: we start from readings and annotations, focusing on bibliographic research, in order to achieve a deeper theoretical interpretation. Secondly, we analyze the results to reach the main point of this study, which is the application, in a bimester, of the principles of the dalcrozian methodology in the classroom. The second stage of this research is the practical part, which is carried out in a seventh grade elementary school class at Escola Estadual João Ferreira de Souza, located in the city of Santa Cruz, RN. When appropriate, the students will experience playful activities with the experimentation of the principles of the dalcrozian methodology, with the main aim at promoting better perception and development in the teaching and learning process in the Arts/Music curricular component. During the practical interventions in the classroom, were used melodies and Afro-Amerindian rhythms of the folk group “Boi de Reis”, with the intention of bringing the educational experience closer to the community that surrounds the school. Finally, we will present the results obtained in this study in the form of a pedagogical proposal and a scientific article.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51241
Aparece nas coleções:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ensinomusicaeducacao_Freitas_2022.pdf740.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.