Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51897
Title: GEOTECH: o ensino híbrido em geografia nos anos finais do ensino fundamental por meio da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Authors: Matias, Ellano Jonh da Silva
Advisor: Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira
Keywords: Tecnologias digitais da informação e comunicação;Ensino híbrido;Ensino-aprendizagem;Ensino de Geografia
Issue Date: 15-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MATIAS, Ellano Jonh da Silva. GEOTECH: o ensino híbrido em geografia nos anos finais do ensino fundamental por meio da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Orientador: Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: No atual estágio da Globalização, a sociedade passa por constantes transformações emvários ramos das atividades humanas e sociais, tendo em vista a inovação e utilizaçãodas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Dentre estes ramos, destacamos a Educação, no qual se busca o incremento do ensino-aprendizagempor intermédio da utilização destas tecnologias como estratégias para o desenvolvimentodemetodologias para melhorar o processo educacional. A metodologia do ensino híbridomescla o ensino presencial e o ensino remoto ou a distância, apresentando-se comoumatendência destacada após o período da pandemia da Covid-19. Assim, este trabalhotemcomo objetivo geral produzir uma cartilha acerca do ensino híbrido emGeografia nosanos finais do Ensino Fundamental, conforme as competências e habilidades orientadaspela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com propostas de utilizaçãodasTDIC no ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo educacional em Geografia com a utilização das TDIC, naperspectiva do ensino híbrido; analisar o desenvolvimento de ensino híbridoemGeografia no 6º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Mossoró (RN); eelaborar cartilha sobre o ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do EnsinoFundamental por meio da utilização das TDIC. Para alcançar estes objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica para a realização de reflexões teóricas sobre o ensino híbrido e as TDIC no ensino-aprendizagem de Geografia. Ademais, buscou-se e analisou-se os documentos oficiais de orientação da Educação nacional, mirando para as competências e habilidades condizentes com o objeto de estudo da pesquisa. Foi realizada pesquisa de campo com a aplicação de questionário junto a docentes da rede municipal de Educação da cidade de Mossoró, a fim de compreender as suas compreensões e práticas no que tange à temática em questão. Os resultados alcançados fundamentaram a produção de cartilha didática acerca do ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental por intermédio da utilização das TDIC para viabilizar o ensino híbrido.
Abstract: In the current stage of Globalization, a society that has undergone constant evolutioninvarious branches of human and social activities, with a view to innovation and the useof digital information and communication technologies (TDIC). Among these branches, we highlight Education, which seeks to increase teaching and learning through the useof these technologies as strategies for the development of methodologies to improve theeducational process. The hybrid teaching methodology merges face-to-face teachingandremote or distance learning, presenting itself as the highlighted trend after the periodof the Covid-19 pandemic. Thus, this work has the general objective of producingabooklet about hybrid teaching in Geography at the end of Elementary School, accordingto the competences and abilities oriented by the National Common Curricular Base(BNCC) and with proposals for the use of TDIC in the teaching-learning of Geographyschool. The specific objectives are: soberly reflect the educational process in Geographywith the use of TDIC, in the perspective of hybrid teaching; to analyze the development of hybrid teaching in Geography in the 6th year of Elementary School in public schoolsin Mossoró (RN); and elaborate a booklet on the teaching-learning of Geography inthefinal years of Elementary School through the use of TDIC. To achieve these objectives, a bibliographical research was carried out to carry out theoretical reflections on blendedteaching and DICT in the teaching-learning of Geography. In addition, look for andanalyze the official guidance documents of national Education, aiming at the skills andabilities consistent with the object of study of the research. Faith carried out fieldresearch with the application of instruction with teachers from the municipal educationnetwork in the city of Mossoró, in order to understand their understandings andpractices regarding the theme in question. The results achieved were the basis for theproduction of a didactic booklet on the teaching-learning of Geography in the final years of Elementary School through the use of TDIC to make blended teaching possible.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51897
Appears in Collections:GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

Files in This Item:
File SizeFormat 
GEOTECHensinohibrido_Matias_2022.pdf5,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.