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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54028
Title: | Análise da capacidade de carga do óleo de soja epoxidado na lubrificação de engrenagens com o auxílio de um tribômetro FZG modificado |
Authors: | Rocha, Aylla Maria de Moura Alencar |
Advisor: | Alves, Salete Martins |
Keywords: | tribômetro FZG;óleo de soja epoxidado;lubrificante;scuffing |
Issue Date: | 12-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | ROCHA, Aylla Maria de Moura Alencar. Análise da capacidade de carga do óleo de soja epoxidado na lubrificação de engrenagens com o auxílio de um tribômetro FZG modificado. 2023. 8f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
Portuguese Abstract: | A finalidade deste estudo é medir a capacidade de carga do óleo de soja epoxidado na lubrificação de engrenagens cilíndricas de dentes retos. Para tanto foi utilizado um tribômetro FZG modificado, projetado e construído sob medida no Grupo de Estudos de Tribologia (GET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tribômetro consiste em duas caixas de engrenagens, uma motora, lubrificada com um óleo padrão, e uma de testes, lubrificada com o óleo que se deseja avaliar o desempenho. Para fins de comparação, foram realizados ensaios com óleo mineral comercial. O procedimento de teste é baseado na norma DIN ISO 14635-1, a qual consiste na aplicação gradativa de torque em um dos eixos do tribômetro, de modo a promover o aumento sistemático da pressão de contato de Hertz no par engrenado, bem como, o aumento do desgaste. Cada teste teve 6 estágios de carga, e a aplicação do carregamento foi realizada por um sistema composto por pinça e disco de freio. Os quatros primeiros estágios são considerados como estágios de running-in. A partir do estágio 5 de carga, a temperatura inicial do óleo na caixa de testes deve ser de 90°C ± 3°C, e, durante a execução do teste a temperatura do óleo pode variar livremente. Ao fim de cada teste, os dentes de uma engrenagem de cada caixa foram inspecionados visualmente a fim de ser observado o desgaste por scuffing ou pitting. Os ensaios foram finalizados e o teste tido como concluído quando a largura total somada de dano nos flancos ativos dos dentes do pinhão excedeu a largura do dente da engrenagem, ou quando o último estágio de carga foi executado sem atender ao critério de falha acima. Dessa forma, foi possível verificar que para esse tipo de contato, o óleo de soja epoxidado teve um desempenho superior ao do óleo mineral, amplamente utilizado na indústria. |
Abstract: | The purpose of this study is to measure the load capacity of epoxidized soybean oil in the lubrication of spur-toothed cylindrical gears. Therefore, a modified FZG tribometer was used, custom designed and built in the Tribology Study Group (GET) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The tribometer consists of two gearboxes, one being the driving, lubricated with a standard oil, and the other one being driven, lubricated with the oil to have its performance evaluated. For comparison purposes, tests were performed with a commercial mineral oil. The test procedure is based on the DIN ISO 14635- 1 standard, which consists in the gradual torque application on one of the tribometer axes, in order to promote a systematic increase in the Hertz contact pressure in the geared pair, as well as increased wear. Each test had 6 stages of loading, and the application of the loading was carried out by a system composed by caliper and brake disc. The first four stages are considered as running in stages. From stage 5 of loading, the initial temperature of the oil in the test gearbox must be 90°C ± 3°C, and during the test the oil temperature can vary freely. At the end of each test, the teeth of one gear from each gearbox were visually inspected using in order to observe the wear caused by scuffing or pitting. The tests were finished and considered concluded when the full width sum of damage to the active flanks of the pinion teeth exceeded the width of the gear tooth, or when the last load stage has been executed without meeting the above failure criteria. Thus, it was possible to verify that for this type of contact, the epoxidized soybean oil had a performance superior to mineral oil, widely used in the industry. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54028 |
Appears in Collections: | CT - TCC - Engenharia Mecânica |
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