Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54355
Title: O jardim sensorial como ferramenta didática para o ensino de ciências e a mitigação da cegueira botânica
Authors: Andrade, Rosiane Elvina Sousa de
Advisor: Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Keywords: Ensino de botânica;Agenda 2030;Espaço não formal de ensino;Educação para a sustentabilidade;Sequência didática
Issue Date: 30-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ANDRADE, Rosiane Elvina Sousa de. O jardim sensorial como ferramenta didática para o ensino de ciências e a mitigação da cegueira botânica. Orientador: Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo. 2023. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Responsável pelo estudo das plantas, a Botânica, ainda é apontada como uma disciplina com pouca contextualização e com escasso uso de recursos didáticos, a exemplo dos Espaços não Formais de Ensino (ENFE). Estes apontamentos, direcionam para a falta de interesse e envolvimento dos alunos nas aulas de Botânica, visto ser conhecido o uso excessivo de metodologias tradicionais, como aulas teóricas, descritivas e uso de termos técnicos. Tudo isso, contribui, inclusive, para a chamada “Cegueira Botânica”. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi elaborar uma Sequência Didática utilizando o Jardim Sensorial como um ENFE capaz de contribuir para a mitigação da Cegueira Botânica em alunos da Educação Básica. A pesquisa é classificada como de Campo, participante e qualitativa, foi desenvolvida com 34 estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), em dois ambientes: uma escola da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Norte e um ENFE (o Jardim Sensorial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN). O desenvolvimento se deu em três fases, sendo: a) diagnóstica (identificação da Cegueira Botânica); b) desenvolvimento e aplicação da Sequência Didática; e c) avaliação e análise de dados. Aferiu-se, de modo geral, que os participantes apresentavam determinado grau de Cegueira Botânica, pois cerca de 85% destacaram, apenas, a presença de objetos arquitetônicos e materiais no percurso desenhado de casa até a escola, não percebendo a existência de plantas no trajeto em questão. Os participantes da pesquisa apontaram o recurso didático pedagógico vídeos, como o mais apropriado para a compreensão do termo Cegueira Botânica. Com a aplicação da Sequência Didática, foi verificado que 65% dos estudantes nunca haviam lido um Texto de Divulgação Cientifica e cerca de 80% nunca tinham ouvido falar no termo Jardim Sensorial. Dentre os estímulos apontados pelos alunos como os mais aguçados no Jardim Sensorial, temos: o olfativo (45%) e o tátil (37%). Dos recursos didáticos pedagógicos que integram a Sequência Didática, o jogo foi considerado significativo, no estímulo do processo de ensino e aprendizagem de conceitos em Botânica, por 50% dos participantes. A partir dos dados, verifica-se que a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática que aborda diversos recursos didáticos pedagógicos e espaços não formais de ensino, como o Jardim Sensorial, se mostra eficiente e contributiva para a compreensão de conceitos botânicos, divulgação da Agenda 2030 e entendimento de aspectos da Educação para a Sustentabilidade em consonância com o cotidiano dos sujeitos participantes. Além disso, espaços como o Jardim Sensorial proporcionam práticas de inclusão, formação cidadã e desenvolvimento de ações pedagógicas diferenciadas e significativas para o discente, contribuindo, assim, para a mitigação da Cegueira Botânica.
Abstract: Responsible for the study of plants, Botany is still seen as a discipline with little contextualization and with scarce use of didactic resources such as Non-Formal Teaching Spaces. These notes point to the lack of interest and excitement of students in Botany classes, since the excessive use of traditional methodologies is known, such as theoretical, descriptive classes and the use of technical terms, even leading to the so-called “Plant Blindness”. Faced with this problem, the main objective of this study was to elaborate a Didactic Sequence using the Sensory Garden, and its diversity of plant species that stimulate the various senses, as another non-formal teaching space capable of mitigating Botanical Blindness in Basic Education students. The research classified as Field, participant and qualitative, was applied to 34 students of Elementary School - Final Years, in two environments: a Formal Teaching Space and a Non-Formal Teaching Space (Sensory Garden). The development took place in three phases: a) diagnosis (identification of Botanical Blindness); b) Didactic Sequence application phase; and c) evaluation and data analysis phase. It was found that the participants have a certain degree of Plant Blindness, where about 85% highlight the presence of architectural objects and materials on the route drawn and only approximately 26% perceive the existence of plants on the route in question. The students, the target of this research, pointed out the video class resource as the most appropriate in understanding the term plant blindness. The main results of the application of the Didactic Sequence showed that 65% of the students involved in this research had never read a science communication text. About 80% of the students had never heard of the term Sensory Garden, however, with the practice developed in this space, around 62% of the students elaborated a definition consistent with their experience. Among the stimuli heightened by the Sensory Garden specimens, what stood out the most was the olfactory stimulus (45%) followed by the tactile one (37%). The game that is part of the Didactic Sequence was considered valid in the teaching and learning process of botany concepts by 50% of the participants. With regard to the most significant specimens, which are part of the Sensory Garden, pointed out in this research, boldo stood out, as a medicinal plant, cited by 22 students, and as a food plant, basil stood out, cited by 20 students. Among the activities that made up the Didactic Sequence, there was a highlight for the field class and the game (33% of the participants) and for the conversation circle about Botanical Blindness (25% of the participants). It was found that the elaboration and application of a Didactic Sequence inspired by the Sensory Garden of UFRN proved to be efficient in the understanding of botanical concepts, in addition to presenting itself as a space that favors practices of inclusion, of citizen formation and development of differentiated and significant pedagogical actions for the student.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54355
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jardimsensorialferramenta_Andrade_2023.pdf11,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.