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Title: Portadores de necessidades especiais: o caso do Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos do Rio Grande do Norte
Other Titles: Visual impairment people: the case of “rRo Grande do Norte Education and Rehabilitation Institute of Blinds”
Authors: Silva, Eliane Ferreira da
Araújo, Alessandra Patrícia de
Marques, Edineide da Silva
Oliveira, Maria Luzia Alexandre de
Keywords: biblioteca – inclusão;portadores de necessidades especiais visuais;atuação do profissional da informação;library – inclusion;visual impairment;information professional’s role
Issue Date: 2008
Publisher: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Citation: SILVA, Eliane Ferreira da; ARAÚJO, Alessandra Patrícia de; MARQUES, Edineide da Silva; OLIVEIRA, Maria Luzia Alexandre de. Portadores de necessidades especiais: o caso do Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos do Rio Grande do Norte. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [S. l.], v. 5, p. 66-86, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2013. Acesso em: 31 ago. 2023.
Portuguese Abstract: Contempla o início de estudos que visam refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais visuais na sociedade globalizada, ao considerar que o acesso à informação tornou-se um diferencial frente às novas tecnologias que aceleram a sua utilização. Assim, esta pesquisa analisa a integração desse indivíduo. Utiliza-se da metodologia bibliográfica, bem como da pesquisa de campo através da observação baseada em evidências, resultado de entrevistas e visitas a instituição especializada. Verificar-se, também a importância da inclusão social e enfatiza a necessidade do profissional da informação nesse processo. Concluiu-se que o bibliotecário é fundamental em uma unidade de informação, seja ela especial ou não. Contudo, sua capacitação é imprescindível para o processo de tomada de decisões aliada ao trabalho conjunto com os governos (municipal, estadual e/ou federal) também pode abranger as Organizações Não Governamentais (ONGs)
Abstract: Contemplates the beginning of studies, which aim at reflecting upon the inclusion of people with visual impairment into the globalized society, taking into account that the access to information has become a differential towards the new technology that speed its use. Thus, this research analyzes the integration of this individual. Utilizes the bibliographical methodology, as well as researches based on observations of evidences, interview results and several visits to specialized institutions. The importance of social inclusion is also verified, and the need of participation of the information professional in this process is emphasized. Comes to the conclusion that the librarian is fundamental in an information unit, wether it is aimed to special needs or not. However, the training of professionals is extremely necessary when it comes to the decision making process joined with operations with the Government and NGOs (Non-governmental organizations)
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54671
ISSN: 1678-765X
Appears in Collections:CCSA - DECIN - Artigos publicados em periódicos

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