Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorXavier, Sara Sunaria de Almeida Silva-
dc.date.accessioned2023-11-08T19:33:46Z-
dc.date.available2023-11-08T19:33:46Z-
dc.date.issued2023-08-14-
dc.identifier.citationXAVIER, Sara Sunaria de Almeida Silva. Recomendações de melhorias no estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia na Biblioteca Central Zila Mamede. 2023. Produto Educacional. Orientadora: Nancy Sanchés Tarragó. Natal: UFRN, 2023. 5 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55217-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55215-
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectCompetências profissionais-Biblioteconomiapt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais-Biblioteconomiapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.titleRecomendações de melhorias no estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia na Biblioteca Central Zila Mamedept_BR
dc.typeeducationalProductpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimentopt_BR
dc.description.resumoA Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, insere em suas mais variadas atividades o estágio obrigatório dos alunos do curso de Biblioteconomia, que oportuniza a ponte entre teoria e prática profissional bem como o desenvolvimento das suas competências profissionais dentro da atividade. Visto a importância e carência de estudos voltados para a avaliação do estágio obrigatório, a pesquisa analisa a inserção das competências profissionais inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais nas competências previstas para serem desenvolvidas nas atividades e processos atuais do estágio obrigatório na Biblioteca Central Zila Mamede. Seu objetivo geral é propor ações e estratégias de melhoria para contribuição do desenvolvimento das competências profissionais na atividade do estágio. Seus objetivos específicos incluem a realização do mapeamento das competências profissionais desenvolvidas nos processos e atividades de cada um dos setores que acompanham o estágio, o conhecimento das percepções dos alunos, supervisores e professores orientadores sobre características organizativas e atividades do estágio obrigatório e o comparativo entre as competências profissionais previstas inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Biblioteconomia e as competências previstas para serem desenvolvidas nos processos e atividades do estágio. A pesquisa tem natureza aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo inclui como métodos a pesquisa bibliográfica para a formação do arcabouço teórico, pesquisa documental com análise do relatório final do estágio e pesquisa de levantamento, mediante a aplicação de questionários aos estagiários, supervisores e professores envolvidos na atividade. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Em seus resultados, a análise documental destacou a estrutura departamentalizada da biblioteca e rica oportunidade de prática profissional, porém sentiu-se carências estruturais na inserção avaliativa das competências profissionais no relatório final, reforço em alguns conhecimentos teóricos para a prática do estágio e fluidez comunicacional entre os alunos, supervisores e professores orientadores nesse período. Nos questionários foram observadas percepções semelhantes relacionadas ao relatório final e compromisso dos supervisores no estágio. Além disso, verificação de um perfil profissional maduro e preparado para o recebimento dos alunos. Houve percepção em estagiários e supervisores de que as competências profissionais foram desenvolvidas durante a passagem pelos diferentes setores. A comparação entre as análises dos instrumentos e as competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais permitiu concluir que elas estão inclusas na atividade. A pesquisa conclui com a proposta de estratégias e ações para a biblioteca e o curso de Biblioteconomia que envolvem aspectos relacionados com sua organização e cronograma, atividades e processos, responsáveis, comunicação, entre outras. Inclui também proposta de novo modelo de relatório final avaliativo.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência da Informaçãopt_BR
Appears in Collections:PPGCI - Produtos Técnicos e Tecnológicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produtoeducacional_Xavier_2023.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons