Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55397
Título: Antibiótico: antes, herói; hoje, vilão?
Título(s) alternativo(s): Antibiotic: before, hero; today, villain?
Autor(es): Soares, Arielly Chanttal Moreira
Costa, Ivaneide Alves Soares da
Palavras-chave: questões sociocientificas;sequência didatica;resistência bacteriana;antibiótico
Data do documento: 31-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOARES, Arielly Chanttal Moreira. Antibiótico: Antes, héroi; hoje, vilão?. Orientadora: COSTA, Ivaneide Alves Soares da. 2023. 43 p. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Resumo: Esta sequência didática acerca da resistência bacteriana em ambientes aquáticos se refere a um produto educacional desenvolvido como parte da pesquisa de mestrado de Arielly Chanttal Moreira Soares pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O ensino sobre resistência bacteriana em ambientes aquáticos é importante para proteger a saúde humana, preservar os ecossistemas, promover o uso prudente de antibióticos, incentivar o monitoramento e a prevenção e estimular a pesquisa e a inovação nessa área. Apesar da relevância do tema e de ser bastante reportado pela mídia, pouco se aborda sobre quais são as rotas de contaminação aquática e as consequências ambientais. Portanto, apresentamos este material instrucional como apoio didático ao docente, trazendo um planejamento de ensino sob a perspectiva das Questões Sociocientíficas – QSC, abrangendo aspectos socioambientais, políticos e econômicos desta temática, visando a formação de estudantes críticos, atuantes e responsáveis. A sequência didática está organizada em quatro etapas: levantamento dos conhecimentos prévios, problematização, organização dos conhecimentos e aplicação dos conhecimentos. Cada etapa da sequência apresenta seus objetivos, habilidades e competências, além da descrição dos materiais e atividades e de outras sugestões de atividades que podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada professor(a). Nos apêndices, você encontra todos os instrumentos usados no planejamento. Esperamos que este material estimule e ajude a se aventurar sobre a abordagem deste e de outros temas na sua prática de ensino, fazendo adaptações que julgar necessárias.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55397
Aparece nas coleções:PPGECNM - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE_AntibioticoAntesHeroi_Soares_2023.pdf8.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons