Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57028
Title: Educação financeira nas escolas: um estudo sobre a aplicação da estratégia nacional de educação financeira (ENEF) com professores das escolas públicas de Vera Cruz/RN
Authors: Pereira, Cínthia Anielly de Lima
Advisor: Carvalho, Valdemir Galvão de
Keywords: Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF);educação financeira;capacitação docente;currículo escolar
Issue Date: 8-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Cínthia Anielly de Lima. Educação financeira nas escolas: um estudo sobre a aplicação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) com professores das escolas públicas de Vera Cruz/RN. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Este trabalho investigou o domínio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) entre professores do ensino fundamental em escolas públicas de Vera Cruz/RN. Por meio de uma pesquisa de campo quantitativa com a aplicação de questionários com os professores, explorou-se a faixa etária, experiência profissional e formação acadêmica dos docentes, percepções e perspectivas quanto a ENEF, sua aplicação e aplicabilidade, além de buscar identificar quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes na implementação da ENEF em suas práticas pedagógicas, investigando grau de interesse e motivação dos professores em relação ao tema, bem como sua percepção sobre a relevância da educação financeira para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação cidadã dos estudantes. Ao final, os resultados obtidos são analisados de forma descritiva e interpretativa. Considerado 87 questionários, os resultados evidenciam que os professores apresentam pouca ou nenhuma familiaridade com o material disposto pelo ENEF, escassez de formação específica e ausência de práticas sistemáticas relacionadas à educação financeira nas escolas públicas de Vera Cruz/RN. Por meio da realização deste trabalho, espera-se contribuir para o fortalecimento da ENEF como política pública de educação financeira, assim como fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação docente e de inclusão da temática no currículo escolar.
Abstract: This study investigated the scope of the National Financial Education Strategy (ENEF) among elementary school teachers in public schools in Vera Cruz/RN. Through a quantitative field research employing questionnaires with teachers, aspects such as age range, professional experience, and academic background of the educators were explored. The study also delved into their perceptions and perspectives regarding ENEF, its application and relevance. Furthermore, it sought to identify the main challenges faced by teachers in implementing ENEF in their pedagogical practices, examining the level of interest and motivation of teachers on the subject, as well as their perception of the importance of financial education for the development of socioemotional skills and the civic education of students. In conclusion, the obtained results are analyzed in a descriptive and interpretative manner. Considering 87 questionnaires, the findings highlight that teachers have little or no familiarity with the materials provided by ENEF, a shortage of specific training, and a lack of systematic practices related to financial education in public schools in Vera Cruz/RN. Through the completion of this work, it is hoped to contribute to strengthening ENEF as a public policy for financial education, as well as providing support for the development of teacher training strategies and the inclusion of the theme in the school curriculum.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57028
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ENEFVeraCruz_Pereira.pdf443.44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons