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Title: Estratégias de marketing e merchandising em uma drogaria de rede nacional: fortalecimento de marcas e aumento de vendas
Other Titles: Marketing and merchandising strategies in a national drugstore: strengthening brands and increasing sales
Authors: Alves, Raniere de Oliveira
Advisor: Noronha, André Gustavo Gadelha Mavignier de
Keywords: Marketing;Merchandising;Drogaria;Farmácia
Issue Date: 14-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Raniere de Oliveira. Estratégias de marketing e merchandising em uma drogaria de rede nacional: fortalecimento de marcas e aumento de vendas. Orientador: André Gustavo Gadelha Mavignier de Noronha. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Departamento de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Portuguese Abstract: Marketing e merchandising são termos bastante utilizados no rumo do varejo, e ambos os termos estão interligados em suas análises, sendo o marketing um conjunto que aborda o processo mais amplo de atrair e fidelizar clientes para a marca e o merchandising concentra-se em maximizar as vendas e a satisfação do cliente no ponto de venda. Diante disso, o presente trabalho buscou identificar os principais pontos de marketing e merchandising de uma renomada rede nacional de drogarias, analisando quais as estratégias utilizadas por ela para influenciar e impactar positivamente seu sucesso e os seus resultados. Para tal, a partir de uma abordagem qualitativa, foram analisadas as práticas de marketing e merchandising da empresa, incluindo aspectos como layout de loja, comunicação visual, promoções e relacionamento com os clientes e colaboradores. O levantamento dos dados foi conduzido por uma análise documental, por meio de um checklist, onde foram entrevistados gestores de três lojas dessa rede com perfis diferentes. Os resultados revelaram os pontos importantes de marketing e merchandising que são utilizados em cada uma das lojas, como a construção da identidade da marca, atração e fidelização de cada público alvo, otimização do mix de produtos e maximização das vendas. Além disso, destaca – se também a relevância de uma abordagem integrada e focada no cliente para o sucesso e crescimento sustentável de uma rede de drogarias em um mercado altamente competitivo.
Abstract: Marketing and merchandising are terms widely used in the retail sector, and both terms are interconnected in their analysis. Marketing is a set that addresses the broader process of attracting and retaining customers for the brand, while merchandising focuses on maximizing sales and customer satisfaction at the point of sale. In light of this, this study sought to identify the main marketing and merchandising points of a renowned national drugstore chain, analyzing which strategies it uses to positively influence and impact its success and results. To this end, using a qualitative approach, the company's marketing and merchandising practices were analyzed, including aspects such as store layout, visual communication, promotions and relationships with customers and employees. The data was collected through a documentary analysis using a checklist, in which managers from three of the chain's stores with different profiles were interviewed. The results revealed the important marketing and merchandising points that are used in each of the stores, such as building brand identity, attracting and retaining the loyalty of each target audience, optimizing the product mix and maximizing sales. It also highlights the importance of an integrated, customer-focused approach to the success and sustainable growth of a drugstore chain in a highly competitive market.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58722
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