Skip navigation
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
    • Type
    • Rights
  • Tutorials
    • Access tutorial
    • TCC deposit tutorial
    • TCC review library tutorial
    • TCC validation teatcher tutorial
    • TCC flow
    • Flow of theses and dissertation
  • About RI
    • Folder RI
    • Metadata pattern
    • Information policy
    • Resolution RI 2021
    • Management committee 2023
    • Authorization Term
    • Management fee
    • SNLB: Open Access at UFRN
  • Alterar contraste
    • Amarelo
    • Azul
    • Verde
  • sem contraste
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
O Repositório Institucional reúne a produção intelectual da comunidade universitária (docentes, técnicos e alunos de pós-graduação) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua missão é armazenar, preservar e disponibilizar na Internet, textos completos de acesso livre. Para tanto, foi criada a Resolução n° 059/2010-CONSEPE, de 13 de abril de 2010, que estabelece normas sobre a Política Institucional de Informação Técnico-Científica, na UFRN, no que se refere ao seu Repositório Institucional.

Communities in DSpace

BDM - Biblioteca Digital de Monografias 14588

BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações 18816

Centro de Biociências 273

Centro de Ciências da Saúde 739

Centro de Ciências Exatas e da Terra 571

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes 185

Centro de Ciências Sociais Aplicadas 323

Centro de Educação 55

Centro de Ensino Superior do Seridó 12

Centro de Tecnologia 1531

COVID - 19 - UFRN 27

EDUFRN - Editora da UFRN 409

Escola Agrícola de Jundiaí 34

Escola de Ciências e Tecnologia 498

Escola de Música 19

Escola de Saúde 10

Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte 309

Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi 46

Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó 97

Hospital Universitário Onofre Lopes 10

Instituto de Química 201

Instituto do Cérebro 503

Instituto Humanitas 1

Instituto Internacional de Física 4

Instituto Metrópole Digital 75

Museu Câmara Cascudo 2

Núcleo de Artes e Cultura 0

Núcleo de Educação da Infância 11

Pró-Reitoria de Extensão 3

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas 1

Pró-Reitoria de Graduação 0

Pró-Reitoria de Pesquisa 12

Pró-Reitoria de Planejamento 3

Secretaria de Educação a Distância 83

Sistema de Bibliotecas 32

Superintendência de Comunicação 0

Superintendência de Infraestrutura 4

Recent Submissions RSS Feed RSS Feed RSS Feed

Accuracy of screening instruments in identifying central auditory processing disorders: an integrative literature review

Purpose: to assess the literature about the accuracy of screening instruments for identifying the Central Auditory Processing Disorders (CAPD). Methods: search strategies were performed in the following databases: CINAHL, LILACS, PubMed /MEDLINE, Scopus, Speechbite and Web of Science. A search was also carried out in the grey literature. Four independent reviewers selected the included articles using a two-phase process based on the eligibility criteria. Two reviewers independently collected ...

Do preschoolers born premature perform properly on lexical and verbal short-term memory abilities?

Objetivo: Investigar o desempenho lexical e a habilidade de memória de curto prazo verbal em crianças prematuras em idade pré-escolar, e comparar os resultados com seus pares nascidos a termo. Método: Participaram do estudo 40 pré-escolares com idade entre 4 e 5 anos e 11 meses divididos em dois grupos, sendo 20 nascidos prematuros e 20 nascidos a termo. Os grupos não diferiram quanto à idade, renda familiar e escolaridade materna. Foram utilizados testes de vocabulário expressivo e memória ...

Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas

O objetivo deste estudo é descrever o processo de adaptação e de implementação do modelo Pré-K RTI (do inglês Response to Intervention) ao contexto brasileiro. Foram realizados dois estudos: o estudo 1 conduzido com uma amostra de 3 municípios no qual se aplicou o Programa de Treinamento de Desenvolvimento Cognitivo para educadores avaliado por meio de questionário de satisfação. O estudo 2implantou as práticas pedagógicas do modelo Pré-K RTI concebidas para estimular os processos de desenvol...

Transtornos de linguagem em pessoas que se comunicam por língua de sinais

Introdução: Quando um transtorno de linguagem se apresenta desde a infância e não é diagnosticado ou tratado, independente da língua e de sua modalidade, pode acarretar uma série de consequências em todas as fases da vida. Objetivo: Identificar e analisar a produção científica que aborda a ocorrência de transtornos de linguagem em pessoas surdas que se comunicam por língua de sinais. Estratégia de pesquisa: Levantamento da literatura nacional e internacional nas bases de dados, Embase, ERIC, ...

O vocabulário e as habilidades narrativas se correlacionam em pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem?

Objetivo: Caracterizar o desempenho de pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem em tarefas de vocabulário expressivo e de narrativa oral e verificar possíveis correlações. Método: Participaram dessa pesquisa 39 crianças com idade entre 4 a 6 anos, de ambos os gêneros, sem queixas sobre o desenvolvimento de linguagem. As mães responderam um questionário de classificação socioeconômica, enquanto para avaliação do vocabulário foi utilizada a prova de Vocabulário Expressivo do ABFW e...

Logo UFRN   Logo BCZM Logo IBICT

Comments | Statistics | Technical Team
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Copyright © 2019

Contato
+55 (84) 3342-2260 - R-232
repositorio@bczm.ufrn.br