Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Raimundo Muniz de-
dc.date.accessioned2014-03-12T18:36:13Z-
dc.date.available2014-03-12T18:36:13Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raimundo Muniz de. A literatura de cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: editora,2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/11783-
dc.description.abstractA Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Assim, o objetivo geral desse trabalho é utilizar-se do cordel, com sua característica lúdica, para educar usuários e funcionários de bibliotecas, promovendo um espaço de formadores de habilidades e competências no uso consciente do acervo. A metodologia constou de abordagem aos alunos durante a visita guiada à Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde são prestadas informações dos serviços oferecidos e da importância do acervo de uma biblioteca na sua vida acadêmica, bem como de sua preservação. Ao final da visita, cada aluno recebe um folheto de cordel contendo informações sobre o uso consciente do acervo, além da recomendação de que após a leitura do cordel, o mesmo seja repassado sucessivamente para outros membros da comunidade, de forma a alcançar uma maior parcela de leitores. Os resultados apontam que o cordel destaca-se como um poderoso instrumento didático-pedagógico e disseminador de informações. Ademais, ele tem a facilidade de alcançar desde os mercados e feiras, que divulgam a ciência e a arte, bem como as tradições populares. Conclui-se que o uso do cordel, numa perspectiva educativa, permite transmitir para os usuários de uma biblioteca, bem como à comunidade em geral, as boas maneiras de utilização dos suportes informacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFEBABpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreservação de acervopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectConservação de acervospt_BR
dc.titleA Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitáriapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
Appears in Collections:BCZM - Trabalhos completos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBBD_2013.pdf280,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.