Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/2965
Title: Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: ações no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
Medeiros, Rildeci
Keywords: Educação especial;Ensino Superior;Educação inclusiva;Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Issue Date: Oct-2007
Publisher: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Citation: MELO, F. Ricardo Lins V. de; MEDEIROS, Rildeci (2007).
Abstract: Aborda a educação inclusiva no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com vistas às ações estruturantes para alunos com deficiência, no período de 2001 a 2007. O seu objetivo principal é situar as ações que foram desenvolvidas por essa universidade e, ainda, as que estão em andamento e que privilegiam o acesso e a qualidade do ensino, particularmente, a esses alunos. Este estudo caracteriza-se também por uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio do qual empregou-se a análise documental. Os primeiros resultados apontam para ações de diversas naturezas, tais como: criação de uma comissão para elaborar diretrizes gerais e propor ações acadêmicas para a educação especial; realização de Seminários de Educação Inclusiva; criação do ‘espaço inclusivo” na biblioteca central; adequação e construção de ambientes acessíveis; aprovação de projeto no Programa Incluir, dentre outras. Portanto, a partir dessas ações a UFRN demonstra ser fiel aos princípios que norteiam a construção de um sistema educacional democrático e inclusivo, ao buscar garantir a qualidade da oferta e do acesso aos seus cursos, respeitando a diversidade de todos os que nela ingressam
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/2965
ISBN: 978-85-99643-11-2
Appears in Collections:CCS - DFST - Artigos publicados em periódicos
CCSA - DECIN - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007Art_Inclusao de alunos_RildeciM.doc86 kBMicrosoft WordView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.