Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3112
Título: O jogo que não foi jogado
Autor(es): Morais Júnior, Agamenon Clemente de
Palavras-chave: Harmonia (Música);Educação musical
Data do documento: 7-Jun-2008
Editor: Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical)
Citação: MORAIS JUNIOR, A. C. (2008)
Resumo: Enquanto monitor da disciplina de harmonia, observei grande dificuldade por parte dos alunos em acompanhar a mesma. Ao questionar-lhes as razões dessa situação, obtive respostas que orientaram a busca pela solução do problema. Alguns equivocadamente se achavam incapazes de acompanhar a disciplina. Considerei a hipótese de que o conteúdo deveria ser revisto. Com outros alunos, percebi que o estudo da teoria estava desvinculado da prática. Para solucionar esse problema, a análise de repertório mostrou-se essencial mas ao mesmo tempo contraditória porque os “erros” proibidos nos exercícios eram encontrados nas obras dos mestres. Simultaneamente constatei que alunos avançados conhecedores de harmonia funcional a tinham como importante para compreender determinados gêneros e para otimizar sua performance em momentos improvisatórios. Constatei que a harmonia tradicional, ao ver dos alunos, assemelhava-se a um jogo nunca jogado e que a harmonia funcional estava vinculada ao estudo de gêneros tonais que surgiram no século XX. Pareciam existir duas harmonias, mas minhas convicções me diziam o contrário. Como monitor, tentei transmitir essa convicção aos alunos. Após algumas reflexões, conclui que as regras da harmonia tradicional objetivam fazer reproduzir certa referência sonora que mantém o aluno sob disciplina tida como útil em estudos posteriores. O problema reside na forma proposta para o estudo do tonalismo obrigando o aluno a permanecer sob sua disciplina mais tempo que o necessário. Isso ocorre com a apresentação de regras de estilo e contraponto, de exceções e regras desnecessárias derivadas de outras regras primeiras que podem ser contadas com uma mão
Descrição: MORAIS JUNIOR, Agamenon Clemente de. O jogo que não foi jogado. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM NORDESTE, 7., Joao Pessoa, PB, 2008. Anais ... Joao Pessoa, PB, 2008.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/3112
Aparece nas coleções:EMUFRN - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008Ev_JOGO_AGAMENON.CMJ.pdf30,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.