Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3136
Título: O paradigma tecnológico e a revolução informacional: fundamentos da sociedade da informação
Título(s) alternativo(s): The technological paradigm and the informational revolution: information society elementals
Autor(es): Regis, Josiana Florencio Vieira
Campos, Ana Célia Cavalcanti Fernandes
Palavras-chave: Informação;Sociedade da informação;Paradigma tecnológico;Tecnologia da informação;Revolução informacional
Data do documento: Jun-2009
Citação: REGIS, J. F. V. ; CAMPOS, A. C. C. F. (2009)
Resumo: Descreve o paradigma tecnológico e a revolução informacional como insumo básico da sociedade da informação. Aborda a sociedade da informação como conceito posterior à ‘sociedade pós-industrial’ e como forma de transmitir o conteúdo específico do ‘novo paradigma técnico-econômico’, na qual representa os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento em uma ordem informacional, caracterizado pela velocidade das mudanças no contexto da sociedade contemporânea”. Apresenta a informação como elemento fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico, dando origem à fase de transição para a era da informação que continua em evolução, diminuindo a necessidade de acesso físico e aumentando a demanda por acesso em rede, podendo a mesma ser obtida de maneira praticamente instantânea, com velocidade exponencial. Considera a penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias na sociedade da informação, pois todos os processos da existência individual e coletiva do Ser são diretamente moldados pelo novo meio tecnológico. Refere-se á lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, usando essas novas tecnologias de informação como fator imprescindível para estruturar o não estruturado, porém preservando a flexibilidade, pois o não estruturado é a força motriz da inovação na atividade humana. Conclui que, o informacionalismo visa o desenvolvimento tecnológico, na forma de acumulação de conhecimentos e maiores níveis de complexidade do processamento da informação.
Descrição: REGIS, Josiana Florencio Vieira; CAMPOS, Ana Celia Cavalcanti Fernandes. O paradigma tecnologico e a revoluçao informacional: fundamentos da sociedade da informaçao. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM SISTEMAS DE INFORMAÇAO E GESTAO DA TECNOLOGIA, 6., 2009. Sao Paulo. Anais eletronicos... Sao Paulo: FEA/USP, 2009. Trabalho oral.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/3136
Aparece nas coleções:BCZM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010Ev_O paradigma tecnologico_JosianaR.pdf184,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons