Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3138
Título: Infiltração de sal de alumínio em fibras de sisal para obtenção de fibras de alumina
Título(s) alternativo(s): Infiltration of aluminum salt into sisal to produce alumina fibers
Autor(es): Andrade Jr., T. E
Martinelli, A. E.
Melo, D. M. A.
Nascimento, Rubens Maribondo do
Rambo, C.
Sieber, H.
Greil, P.
Palavras-chave: Fibras de alumina;Sisal;Biomodelagem
Data do documento: 2005
Editor: Cerâmica
Referência: Andrade Jr., T. E ; MARTINELLI, A. E.; MELO, D. M. A. ; NASCIMENTO, R. M.; RAMBO, C.; SIEBER, H. ; GREIL, P. (2005)
Abstract: O sisal é um recurso estratégico para a região Nordeste e, particularmente, para o estado do Rio Grande do Norte, por ser uma cultura renovável e adaptada às condições do semi-árido. Em virtude das condições adversas de clima e solo, o sisal é, em algumas regiões, o único produto agrícola rentável passível de plantio. Agregar valor aos produtos manufaturados a partir do sisal contribui não só para o desenvolvimento científico e tecnológico da região, como também para a geração de renda para a população dos municípios potiguares produtores de sisal. Da planta extraem-se fibras ligninocelulósicas utilizadas na produção artesanal de cordas e industrial de mantas e tapetes. Uma outra alternativa é o aproveitamento da estrutura da fibra para a produção de fibras de alumina (Al2O3) pela biomodelagem. Este processo consiste na reprodução da estruturas natural do material de partida. O objetivo deste trabalho foi estudar as condições de infiltração da fibra de sisal com sal de alumínio para posterior conversão da estrutura em fibras de alumina. Inicialmente, as fibras de sisal foram pré-tratadas com hidróxido de sódio, infiltradas com uma solução saturada de sal de alumínio (Al2Cl6) e sinterizadas entre 1400 °C e 1650 °C. A caracterização das fibras de alumina foi feita por difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados mostraram a conversão completa apenas da superfície da fibra de sisal em a-Al2O3, resultando em baixa resistência ao manuseio. Novos métodos de infiltração são propostos com o objetivo de reproduzir-se a estrutura interna da fibra de sisal, resultando em fibras materiais com melhor resistência mecânica
Descrição: ANDRADE JR., T. E. et al. Infiltração de sal de alumínio em fibras de sisal para obtenção de fibras de alumina. Cerâmica, v.51, n.317, p.37-41.ISSN 0366-6913. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0366-69132005000100008&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 06 out. 2010.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/3138
ISSN: 0366-6913
Aparece nas coleções:CT - DEQ - Artigos publicados em periódicos
CT - DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005Art_Infiltracao de sal_Andrade Jr.T. E. et al..pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.