Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3167
Título: O processo de acumulação na economia política clássica: uma interpretação não convencional a partir da leitura dos ricos detalhes comumente inexplorados
Autor(es): Bezerra, Márcia Maria de O.
Lourenço, André Luís Cabral de
Macedo, Luziene Dantas de
Silva, Marconi Gomes da
Pereira, William Eufrásio Nunes
Palavras-chave: Economia Clássica;Mercantilismo;Comércio Exterior
Data do documento: 2009
Editor: Encontro Nacional de Economia Política
Citação: BEZERRA, M. M.O.; LOURENÇO, A. L. C.; MACEDO, L. D. ; SILVA, M. G.; PEREIRA, W. E. N. (2009)
Resumo: O presente artigo tem por objetivo o estudo do processo de acumulação na economia política clássica, a partir da investigação de detalhes econômicos à luz da geopolítica do desenvolvimento. A hipótese de pesquisa é que uma leitura detalhada dos clássicos permite constatar que, sobretudo quando enfocam aspectos normativos, esses autores repõem algum nível da politização não considerada na “parte dura” dessa elaboração teórica, que foi fortemente difundida e amplificada pelas interpretações convencionais. O trabalho está estruturado considerando três pontos centrais no debate econômico entre os clássicos. O primeiro, refere-se ao confronto entre a concepção mercantilista sobre o Estado, o comércio exterior e desenvolvimento e a visão da economia política clássica sobre o livre comércio. O segundo diz respeito à discussão da lei de Say e do princípio da demanda efetiva e às conseqüências teóricas da adoção de cada um desses princípios para as concepções dos clássicos sobre a acumulação do capital. O terceiro enfoca peculiaridades inerentes à contribuição teórica dos autores clássicos para o crescimento econômico e a distribuição de renda na sociedade capitalista, além de por em relevo a visão da natureza, comum aos clássicos, como limite ao processo de acumulação de riqueza. Por fim, destaca-se que em cada item do estudo busca-se ressaltar os detalhes das obras dos autores estudados que propiciam algum nível de politização da discussão econômica e que permitem constatar sua importância para o debate econômico contemporâneo.
Descrição: LOURENÇO, André Luís Cabral de ; Macedo, Luziene Dantas de ; SILVA,Marconi Gomes da ; BEZERRA, Márcia Maria de Oliveira ; PEREIRA, W. E. N. . O processo de acumulação na economia política clássica: uma interpretação não-convencional a partir da leitura dos ricos detalhes comumente inexplorados. In: Encontro Nacional de Economia Política, 14., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo, 2009.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/3167
Aparece nas coleções:CCSA - DECO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉ LUIS 8.pdf209,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.