Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/1/6011
Title: As minudências da Biblioteca Olegário Vale (Caicó – RN, 1918-1920)
Other Titles: Details on the Olegário Vale Libary (Caicó city, RN state, 1918-1920)
Authors: Araújo, Marta Maria de
Medeiros, Maria das Dôres
Keywords: Cultura leitora.;Biblioteca Olegário Vale.;Caicó.;Rio Grande do Norte.
Issue Date: Jan-2008
Publisher: Revista Educação em Questão
Citation: ARAÚJO, M. M.; MEDEIROS, Maria das Dôres(2008)
Abstract: Em grande parte, a instalação de bibliotecas, em fins do século XIX e início do século XX, correspondiam a uma formalidade pedagógica própria de um tempo histórico em que se reclamava por um maior acesso à cultura leitora erudita e educacional de linguagens universais. Por esse ângulo, pretendemos analisar os ”protocolos formais” de leituras, de livros e de convívio coletivizado dos leitores, da Biblioteca Olegário Vale da cidade de Caicó (RN), no período de 1918 a 1920. A noção de ”formalidade das práticas” esboçada por Michel de Certeau (2000) é pertinente para análise das fontes documentais (Estatuto da Associação Educadora Caicoense, listagem de doadores de ”feixes de livros” e respectivos títulos, matérias dos jornais locais O Binóculo, O Juvenil, e O Seridoense e o Anuário Estatístico do Brasil), por permitir refletir sobre os protocolos formais de uma instituição cultural de natureza pública – no caso a Biblioteca Olegário Vale – ”mediadora” de maior acesso à cultura leitora, cujos principais sujeitos educativos destinatários eram professores, alunos e a ”população letrada”
Description: ARAÚJO, M. M. ; MEDEIROS, M. D. . AS minundências da Biblioteca Olegário Vale (Caicó - RN, 1918-1920). Educação em Questão, v. 31, p. 186-208, jan./abr. 2008
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/6011
ISSN: 1981-1802
Appears in Collections:CE - DFPE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008Art_As minudencias_MartaMA.pdf312,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons