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dc.contributor.advisorAlexandre, Mauro Lemuel de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Samara Cintia Mendes dopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T13:53:19Z-
dc.date.available2008-12-11pt_BR
dc.date.available2014-12-17T13:53:19Z-
dc.date.issued2008-07-31pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Samara Cintia Mendes do. O uso do móbile marketing como estratégia de fidelização de clientes :um estudo e empresas do setor de comércio e serviços em natal-RN. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12111-
dc.description.abstractThis study aims to understand the effects of the mobile marketing use as a relationships tool for companies that operate locally, because of the lack of information about this new marketing tool, as well as the scarcity of studies in this area. This is an exploratory and qualitatively study, based on primary sources, raised through books, articles in the marketing area and the telecommunications industry organs as well as secondary sources. With the purpose to look into the issue, a semi-structured interview is made with the companies managers of the sectors of trade and services in Natal-RN. The advances in technology allow an important discussion focused on the marketing in the new communication technologies scenario. It appears that the mobile marketing adoption and use by local companies is already a reality and companies are awake to changes and technological innovations accessible, especially the mobile telephony as well as convergence with other media. There is, however, that the use of technologies offered by mobile marketing is still limited to the sending of text messages (SMS), despite the numerous possibilities of it use. Moreover, the results obtained with mobile marketing use show that companies can identify them, but there is no effective monitoring in quantity and financial terms. Only affect sales growth and support for progress in loyalty with customers. It shows up that the mentality of not measuring the results still in the plan of changes and technological innovations. The data allow saying that the mobile marketing is a reality, however has not yet signed as a tool for carrying out campaigns and marketing tool for loyalty of customers, despite presenting a wide range of possibilities to streamline and make more effective the marketing businesses processeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMobile marketingpor
dc.subjectFidelização de clientespor
dc.subjectComércio e serviçospor
dc.subjectMobile Marketingeng
dc.subjectCustomer s loyaltyeng
dc.subjectTrade and Serviceseng
dc.titleO uso do móbile marketing como estratégia de fidelização de clientes :um estudo e empresas do setor de comércio e serviços em natal-RNpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6por
dc.contributor.referees1Alloufa, Jomária Mata de Limapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5por
dc.contributor.referees2Costa, Benny Kramerpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo compreender os efeitos do uso do mobile marketing como ferramenta de relacionamento para as empresas que atuam localmente, devido a pouca divulgação e conhecimento desta nova ferramenta de marketing, assim como da escassez de estudos nesta área. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, com base em fontes primárias, levantadas através de livros, artigos na área de marketing e órgãos de setor de telecomunicações além de fontes secundárias. Realizou-se entrevista semi-estruturada junto aos gerentes de empresas dos setores de comércio e serviços que atuam em Natal-RN. Os avanços na área tecnológica permitem uma discussão importante voltada para o marketing nesse cenário de novas tecnologias de comunicação. Verifica-se que a adoção e o uso do mobile marketing pelas empresas locais já é uma realidade e as empresas estão antenadas às mudanças e inovações tecnológicas acessíveis, sobretudo no que se refere à telefonia móvel, bem como a convergência com outras mídias. Constata-se, porém, que o uso das tecnologias proporcionadas pelo mobile marketing ainda está limitado ao envio de mensagens de texto (SMS), apesar das inúmeras possibilidades de utilização desse veículo de comunicação. Além disso, os resultados obtidos com o uso do mobile marketing mostram que as empresas conseguem identificá-los, porém não há um acompanhamento efetivo em termos quantitativos e financeiros. Apenas afetam o incremento das vendas e corrobora para o avanço na fidelização com clientes. Percebe-se que a mentalidade de não mensuração de resultados continua mesmo no plano de mudanças e inovações tecnológicas. Os dados autorizam afirmar que o mobile marketing é uma realidade, no entanto ainda não se firmou enquanto ferramenta de realização de campanhas de marketing e ferramenta de fidelização de clientes, não obstante apresentar um amplo leque de possibilidades para dinamizar e tornar mais efetivo o processo de marketing das empresaspor
dc.publisher.departmentPolíticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado em Administração

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