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Título: Fatores que influenciam a intenção de compra online: aplicação de um modelo adaptado de aceitação da tecnologia para o comércio eletrônico
Autor(es): Fernandes, Luana de Oliveira
Orientador: Ramos, Anatália Saraiva Martins
Palavras-chave: Internet;Comércio eletrônico;Comportamento do consumidor;Aceitação do comércio eletrônico;Internet;Electronic commerce;Consumer behavior;Electronic commerce acceptance
Data do documento: 3-Set-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERNANDES, Luana de Oliveira. Fatores que influenciam a intenção de compra online: aplicação de um modelo adaptado de aceitação da tecnologia para o comércio eletrônico. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os fatores que influenciam a intenção de compra online dos consumidores, bem como identificar entre esses fatores os que influenciam os usuários e os não usuários de comércio eletrônico. Assim, trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, que utilizou um levantamento de natureza quantitativa. A coleta dos dados foi feita através de um questionário aplicado em uma amostra de 194 alunos de pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN e a análise desses dados foi feita por meio de estatísticas descritivas, análises fatoriais confirmatórias e análises de regressão linear simples e múltipla. Os resultados das estatísticas descritivas revelaram que os pesquisados em geral e os usuários de comércio eletrônico possuem percepções de facilidade de uso, de utilidade e da influência social positivas em relação à compra online e têm a intenção de comprar pela Internet nos próximos seis meses. Já os não usuários de comércio eletrônico não confiam na Internet para realizar transações comerciais, possuem percepções de risco e da influência social negativas em relação à compra online e não possuem a intenção de comprar pela Internet nos próximos seis meses. Através das análises fatoriais confirmatórias, criaram-se seis fatores: intenção de comportamento, facilidade de uso percebida, utilidade percebida, risco percebido, confiança e influência social. Por meio das análises de regressão múltipla, observou-se que todos esses fatores influenciam a intenção de compra online dos pesquisados em geral, que somente a influência social não influencia a intenção de continuar comprando pela Internet dos usuários de comércio eletrônico, e que somente a confiança e a influência social influenciam a intenção de realizar compra online dos não usuários de comércio eletrônico. Através das análises de regressão simples, observouse que a confiança influencia as percepções de facilidade de uso, de utilidade e de risco dos pesquisados em geral e dos usuários de comércio eletrônico, e que a confiança não influencia a percepção de risco dos não usuários de comércio eletrônico. Por fim, constatou-se também que a facilidade de uso percebida influencia a percepção de utilidade dos três grupos analisados. Diante desse cenário, concluiu-se que é de suma importância que as organizações que trabalham com vendas online conheçam os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores, a fim de conquistarem mais espaço no seu mercado de atuação
Abstract: This research aims to understand the factors that influence intention to online purchase of consumers, and to identify between these factors those that influence the users and the nonusers of electronic commerce. Thus, it is an applied, exploratory and descriptive research, developed in a quantitative model. Data collection was done through a questionnaire administered to a sample of 194 graduate students from the Centre for Applied Social Sciences of UFRN and data analysis was performed using descriptive statistics, confirmatory factorial analysis and simple and multiple linear regression analysis. The results of descriptive statistics revealed that respondents in general and users of electronic commerce have positive perceptions of ease of use, usefulness and social influence about buying online, and intend to make purchases on Internet over the next six months. As for the non-users of electronic commerce, they do not trust the Internet to transact business, have negative perceptions of risk and social influence over purchasing online, and does not intend to make purchases on Internet over the next six months. Through confirmatory factorial analysis six factors were set up: behavioral intention, perceived ease of use, perceived usefulness, perceived risk, trust and social influence. Through multiple regression analysis, was observed that all these factors influence online purchase intentions of respondents in general, that only the social influence does not influence the intention to continue buying on the Internet from users of electronic commerce, and that only trust and social influence affect the intention to purchase online from non-users of electronic commerce. Through simple regression analysis, was found that trust influences perceptions of ease of use, usefulness and risk of respondents in general and users of electronic commerce, and that trust does not influence the perceptions of risk of non-users of electronic commerce. Finally, it was also found that the perceived ease of use influences perceived usefulness of the three groups. Given this scenario, it was concluded that it is extremely important that organizations that work with online sales know the factors that influence consumers purchasing intentions in order to gain space in their market
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12152
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