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Título: Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil
Título(s) alternativo(s): The infuence of Family background in the access to Federal Technical Education in Brazil
Autor(es): Assunção, Marcus Vinicius Dantas de
Palavras-chave: Background familiar. Educação. Ensino técnico. Processos seletivos;Family background. Education. Technical education. Admissions examination
Data do documento: 12-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ASSUNÇÃO, Marcus Vinicius Dantas de. The infuence of Family background in the access to Federal Technical Education in Brazil. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: This paper comprises an investigation on the influence of the variable family backgrounds (father school level, mother school level and family income) over the pupil s performance in admissions examination (entrance test or PROITEC) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). From that point of view, the main goal of this research is to analyze the influence of the family background as a determiner of the pupil´s performance in the access to Technical and Professional education at IFRN. Secondary data were used from two databases (entrance test and PROITEC) adding up to 19.226 observations to the vacancies offered in the year of 2013. Aiming at achieving the proposed goal, a conceptual model composed of three hypothesis was developed. The results were presented in four stages: stage I presentation of the descriptive statistical results of the two databases; stage II separation of the campi in clusters; stage III analysis of multiple regressions; stage IV analysis of the logistics regressions. Two statistical tests were used to validate the hypothesis: T-test and Wald test. Hypothesis 1 and 2 were confirmed and H3 was refused. The results presented favorable causal connections to the family income and the father school level variables (with bigger effect for fathers with a higher education degree). The mother school level variable did not provide statistical significance for this research. Based on this result, after this work, this institution is to develop a strategic plan to assist in the success rate of students preparing diagnoses in order to diminish the effects of the variables that impacted negatively
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho compreende uma investigação acerca da influência que as variáveis de background familiar (escolaridade do pai, escolaridade da mãe e renda familiar) exercem sobre o desempenho de um estudante, candidato às vagas dos processos de seleção (Exame de seleção e PROITEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a influência do background familiar, como determinante de desempenho do aluno, no acesso ao Ensino Técnico Profissional do IFRN. Utilizaram-se dados secundários correspondentes a dois bancos de dados (Exame de seleção e PROITEC) perfazendo um total de 19.226 observações referente às vagas ofertadas no ano de 2013. Buscando alcançar o objetivo proposto, formulou-se um modelo conceitual composto por três hipóteses. Os resultados foram apresentados em quatro etapas: etapa I apresentação dos resultados das estatísticas descritivas referentes aos dois bancos de dados; etapa II separação dos campi em clusters; etapa III análise das regressões múltiplas; e, etapa IV análise das regressões logísticas. Utilizaram-se dois testes estatísticos para validação das hipóteses: teste T e teste de Wald. As hipóteses 1 e 2 foram confirmadas e, a H3, refutada. Os resultados apresentaram uma causalidade positiva das variáveis renda familiar e escolaridade do pai (com maior efeito para os pais com ensino superior completo). Já a variável escolaridade mãe não obteve significância estatística para este estudo. Com base nesse resultado, após esse trabalho, essa instituição tem como elaborar um planejamento estratégico para auxiliar na taxa de sucesso dos alunos elaborando diagnósticos a fim de diminuir os efeitos das variáveis que impactaram de maneira negativa
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12235
Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado em Administração

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