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dc.contributor.advisorAssunção, Luiz Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Wagner Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T13:54:53Z-
dc.date.available2014-11-19pt_BR
dc.date.available2014-12-17T13:54:53Z-
dc.date.issued2014-03-28pt_BR
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Wagner Pinheiro. Espirito de catimbo: a moral magico-religiosa da jurema. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12289-
dc.description.abstractThis participative research interested in the social praxis attempts to understand the moral principles that set the magic rituals and the places of worship of three jurema centers of the potiguar region of Canguaretama. Among other inner particularly aspects of each focused catimbó-jurema center, it is being discussed the collective standards involved in the reliance and fellowship values assumed in the private magical gatherings by the juremeiras leaders and their partners, in contrast to the prestige seeking and the individualism that influence both the symbolic competitions and the witchcraft works that link these agents to the broader catimbozeiro universe of this region. Finally, the moral practices which make part of the juremeiro left-right dualism are investigated based on the understanding that the referred native pantheonic-ritual dichotomy does not necessarily express two moralities substantially adversed in terms of benefits or harms, but a series of moral actions subject to the specular logic of the tit-for tat. Thus, this research seeks to prove that this moral structure of symbolic reciprocity, as well as the witchcraft centrality in the catimbozeiro world, finds a certain causal link in a world view which guiding principle is the ontological evil of the catholic cosmologyeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJurema. Magia. Religião. Feitiçaria. Moralidade. Sociologia/Antropologia da moralpor
dc.subjectJurema. Magic. Religion. Witchcraft. Morality. Sociology/Antropology of moralityeng
dc.titleEspirito de catimbo: a moral magico-religiosa da juremapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8256012796023456por
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6por
dc.contributor.referees1Pereira, Edmundo Marcelo Mendespt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6628113763709058por
dc.contributor.referees2Santos, Jocélio Teles dospt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938486524292595por
dc.description.resumoMediante pesquisa participante interessada na práxis social, busca-se compreender os princípios morais que regem os atos mágicos e o ambiente de culto de três núcleos juremeiros do município potiguar de Canguaretama. Dentre outros aspectos internos e particulares a cada núcleo de catimbó-jurema enfocado, discute-se os padrões coletivos envolvidos nos valores de confiança e cumplicidade pressupostos nas associações mágicas privadas das líderes juremeiras com seus pares, em contraposição à busca por prestígio e ao individualismo que permeiam as competições simbólicas e os ataques feiticeiros a enlaçar estas agentes com o universo catimbozeiro mais amplo do município. Ao final, investiga-se as práticas morais contempladas no dualismo esquerda-direita juremeiro, para, a partir da compreensão de que a referida dicotomia panteônica-ritual nativa não manifesta duas moralidades substancialmente adversas e contrastivas em benevolências e malefícios (mas um conjunto de ações morais sujeitas à lógica especular do olho por olho, dente por dente ), buscar comprovar que tal estrutura moral de reciprocidade simbólica, assim como a centralidade da feitiçaria no mundo catimbozeiro, encontra alguma razão causal numa visão de mundo cujo princípio norteador é o mal ontológico da cosmologia católicapor
dc.publisher.departmentAntropologia Socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
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