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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorpino, Karenine de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Bianca Bazzopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:00:17Z-
dc.date.available2013-05-14pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:00:17Z-
dc.date.issued2013-02-25pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Bianca Bazzo. Crenças e quebranças de um corpo que dança: poéticas do benzimento na criação cênica. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12452-
dc.description.abstractThis work is a discussion of the artistic process of an artist-researcher made from field research with benzedeiras and benzedores the state of Rio Grande do Norte. This is an investigation on the cultural universe of the popular benzeção as poetic element to the artistic dance. To discuss the different stages of the research and the relationships between the artist-researcher, the benzedeiras/benzedores and the creation/composition scenic, the work takes as reference the triangular relationship created by anthropologist Claude Lévi-Strauss, in his discussion on the effectiveness of symbols of healing, adapted to the context of benzeção . For dialogue between tradition, popular knowledge, scientific and artistic knowledge this work approaches as analytical reference the epistemological model of the type rhizome proposed by Deleuze and Guattari, understanding it as a model that seeks to form a network of relations in different paths of research, to establish connections between elements without target them or subordinating them. In the universe of benzeção , benzedeiras and benzedores carry a symbolic power that issued in whispered prayers, in peculiar gestures that form crosses in space, heal those who seek your prayers and blessing. In this research, the mixture of popular knowledge, artistic and academic knowledge, born an artistic work in the context of Performing Arts, more specifically dance, and between branches, saints, candles and conversations the work allowed other looks poetic for our popular culture, (re)asserting their cultural and human values through the arteng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriação artística. Benzedeiras/benzedores. Saber popular. Dançapor
dc.subjectArtistic creation. Benzedeiras/ benzedores. Popular culture. Danceeng
dc.titleCrenças e quebranças de um corpo que dança: poéticas do benzimento na criação cênicapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0946612739837487por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396por
dc.contributor.referees1Domenici, Eloisa Leitept_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9652870444818895por
dc.contributor.referees2Handerchpek, Robson Carlospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco discutir o processo artístico de uma artista-pesquisadora que parte da pesquisa de campo realizada com benzedeiras e benzedores do estado do Rio Grande do Norte. O objetivo é investigar o universo cultural popular da benzeção como elemento propulsor de poéticas para o fazer artístico em dança. Para discutir as diferentes etapas da pesquisa e as relações que se estabelecem entre a artista-pesquisadora, as benzedeiras e benzedores e a criação/composição cênica, toma-se como referência a relação triangular criada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss, em sua discussão sobre a eficácia simbólica dos rituais de cura, adaptada ao contexto da benzeção. Para o diálogo entre a tradição, os saberes populares, os saberes científicos e artísticos aborda-se como referencial de análise o modelo epistemológico do tipo rizoma proposto por Deleuze e Guatarri, entendendo-o como um modelo que procura formar uma rede de relações nos diferentes caminhos da pesquisa, ao estabelecer conexões entre os elementos sem centrá-los ou subordiná-los. No universo da benzeção, benzedeiras e benzedores carregam um poder simbólico que emitido em orações sussurradas, em gestos peculiares que formam cruzes no espaço, curam aqueles que procuram suas rezas e benzimentos. Nessa pesquisa, da mistura do saber popular, do saber artístico e acadêmico, nasce um trabalho artístico no contexto das Artes Cênicas, mais especificamente da dança, e entre ramos, santos, velas e conversas possibilitou outros olhares poéticos para nossa cultura popular, (re)afirmando seus valores culturais e humanos através da artepor
dc.publisher.departmentLINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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