Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13240
Título: Risco ocupacional no contexto hospitalar
Autor(es): Oliveira, Joana D'arc de Souza
Orientador: Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa
Palavras-chave: Saúde;Risco ocupacional;Representações sociais;Contexto hospitalar
Data do documento: 10-Jun-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Joana D'arc de Souza. Risco ocupacional no contexto hospitalar. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer as representações sociais sobre o risco ocupacional construídas por trabalhadores da saúde no contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório fundamentado no referencial teórico da Teoria das Representações Sociais realizado com duzentos e vinte trabalhadores da saúde pertencentes ao quadro permanente de um hospital público na cidade do Natal- RN. Os dados foram coletados através da Entrevista semi-estruturada e da Técnica da Associação Livre de Palavras. Na análise das informações utilizou-se o software Evoc 2000 e o Alceste. Os resultados indicam condições de trabalho desfavoráveis com desgaste físico e mental ao trabalhador da saúde, e, patologias pouco reconhecidas como ocupacionais em sua origem. Pode-se observar que as representações sociais construídas pelos trabalhadores da saúde, revelam o nível de conscientização desses trabalhadores referentes às consequências do ambiente de trabalho para sua saúde, referindo-se ao processo de trabalho hospitalar, como múltiplo e complexo pela dimensão tecnológica e pelos aspectos físicos, psíquicos e cognitivos
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13240
Aparece nas coleções:PPGCSA - Mestrado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RiscoOcupacionalContexto_Oliveira_2009.pdf285,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.