Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13363
Título: Comparação da incidência de câncer em infectados pelo HIV e em transplantados com a população geral
Autor(es): Cobucci, Ricardo Ney Oliveira
Palavras-chave: Neoplasia;Incidência;HIV;AIDS;Transplante.
Data do documento: 19-Dez-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: COBUCCI, Ricardo Ney Oliveira. Comparação da incidência de câncer em infectados pelo HIV e em transplantados com a população geral. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: Estudos demonstram uma relação entre a queda da imunidade e o aumento da incidência de câncer. Objetivo: Comparar a incidência de câncer em pacientes infectados pelo HIV e em transplantados com a da população geral. Métodos: Foi realizada revisão sistemática com metanálise, combinando descritores específicos nas bases de dados Pubmed, Scielo, Cancerlit e Google Scholar, buscando alta sensibilidade para responder o objetivo da pesquisa. Os artigos considerados de alta qualidade metodológica por apresentarem todos os critérios de inclusão foram avaliados por metanálise. Resultados: Foram incluídos 25 estudos envolvendo 866776 pessoas com HIV/AIDS e transplantados, em que foram diagnosticados 21260 novos casos de carcinoma. Observou-se que o risco para o surgimento de novos casos de câncer foi maior entre indivíduos com HIV/AIDS (SIR= 4, IC95% 3,78-4,24) e entre os transplantados (SIR= 3,28, IC95% 3,06-3,52) quando comparado com a população em geral. Conclusão: A incidência similar em ambas as populações pesquisadas sugere que o comprometimento do sistema imune, comum em ambas, é responsável pelo risco aumentado de novos casos de câncer. Investimentos em pesquisas que desenvolvam estratégias de prevenção mais eficazes para os dois grupos são necessários, pois podem contribuir para a redução da incidência e para a diminuição da mortalidade.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13363
Aparece nas coleções:PPGCSA - Mestrado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RicardoNOC_DISSERT.pdf633,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.